Pesquisas da Fecomércio RJ revelam confiança e otimismo de empresários do comércio com seus negócios

Sondagens feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) entre 01 e 08 de agosto mostram que os negócios apresentaram melhora.

Sondagens feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) entre 01 e 08 de agosto mostram que os negócios apresentaram melhora. Entre os 688 empresários do setor de serviços consultados a pesquisa mostra otimismo nos últimos três meses na comparação com o levantamento anterior. 37,8% disseram que a situação melhorou ou melhorou muito, contra 36,2% de julho. A nova sondagem revela que 28,3% relataram que a situação piorou ou piorou muito, enquanto esse índice na pesquisa anterior era 30,1%.

Para os próximos três meses, o otimismo apresentou uma ligeira queda. De acordo com a pesquisa, 79,7% acreditam que a situação de seus negócios melhore ou melhore muito. No levantamento anterior, mostrava que o índice era de 81,5%. O número de entrevistados que acreditam que a situação piore ou piore muito nos próximos três meses aumentou de 5,9% em julho para 7,1% em agosto.

Em comparação com agosto de 2021, a situação melhorou 14 pontos.

Já entre os 294 empresários do comércio de bens, serviços e turismo, 37,1% dos consultados disseram que a situação melhorou ou melhorou muito nos últimos três meses, índice estável em relação ao levantamento anterior (37%). 32,3% afirmaram que a situação piorou ou piorou muito, contra 29,1% da última pesquisa.

Em relação à situação futura, 83,7% dos entrevistados esperam que a situação melhore ou melhore muito nos próximos três meses, índice parecido com julho (83%). Acreditam que vai piorar ou piorar muito, 7,5%, contra 6,6% do mês anterior.

Se comparada ao mesmo período do ano passado, o índice apresentou aumento de 15 pontos no que diz respeito a melhora da situação.

Demanda no setor de serviços e inadimplência

Para os próximos três meses, 69,3% dos empresários do setor de serviços acreditam que a demanda aumentará ou aumentará muito. Apenas 8,1% esperam que a demanda diminuirá ou diminuirá muito. Nos últimos três meses, 32,2% dos empresários disseram que a demanda aumentou ou aumentou muito, enquanto 32,3% afirmaram que diminuiu ou diminuiu muito.

A quantidade de empresas que não ficaram inadimplentes nos últimos três meses em agosto diminuiu em relação a julho. Neste mês, 49,1% dos empresários disseram estar sem dívidas, contra 50,6% do mês passado. Os pouco inadimplentes somam 22,3% e os muito inadimplentes são 28,5%.

Das empresas que tiveram dívidas, os cinco principais gastos estão associados a bancos comerciais (34,4%), aluguel (32,3%), tributos federais (30,6%), fornecedores (26,2%) e luz (25,9%).

Demanda por bens/serviços e inadimplência

Para 72,5% dos empresários do comércio, a demanda pelos serviços/bens de suas empresas para os próximos três meses aumentará ou aumentará muito. O número dos que acham que a demanda se estabilizará apresentou queda: 19,4%. 8,2% declararam que esperam que diminuirá ou diminuirá muito.

As restrições financeiras e as demandas insuficientes são os principais fatores que limitam os negócios, segundo 44,4% dos entrevistados. Outro limitador apontado pelos empresários é a falta de espaço e/ou equipamentos, com 13,8%.

O índice de empresários inadimplentes ficou em 26,5% nos últimos três meses. Os poucos inadimplentes somam 27,9% dos entrevistados. Não ficaram inadimplentes, 45,6%.

A inadimplência com bancos comerciais (36,4%) foi o principal motivo relatado, seguido de fornecedores, tributos federais e luz, todos com 31,8%