Paineis do Winds For Future 2022 começam com novidades em soluções de conectividade

Com exclusividade, Angola Cables apresentou dois novos serviços: Clouds2Brasil, uma solução de nuvem local; e o Smart Bizz, um pacote de serviços com foco em Startups.

Começou a jornada que atrai milhares de interessados em protagonizar uma maratona de conhecimento, experiências e networking em torno da inovação e sustentabilidade até domingo (25) na Praia de Cumbuco, no Ceará! O Winds For Future, maior encontro latinoamericano desse nicho, deu start na programação nesta sexta-feira (23) e teve o primeiro dia de paineis marcado também por lançamentos inovadores para o universo de startups. 

Durante a palestra sobre “Como desenvolver produtos sustentáveis para Startups e Hubs Digitais”, Angelo Gama, CEO da Angola Cables Brazil, fornecedora global de serviços e soluções digitais, apresentou, com exclusividade, dois novos serviços: o Clouds2Brasil, uma solução de nuvem local, especialmente desenhada para a sustentabilidade digital de empresas do Ceará; e o Smart Bizz, um pacote de serviços com foco em Startups.

O Clouds2Brasil é uma plataforma de computação em nuvem voltada para diversos tipos de negócios, de startups até corporações de grande porte, que buscam serviço de baixo custo, mas com hiper conectividade, flexível, segura, eficiente e com menor latência de São Paulo para o Nordeste e do Nordeste para os Estados Unidos e Europa. O produto é 50% mais barato que outras soluções de Cloud disponíveis, com a vantagem de realizar a operação em Real (sem oscilação de moeda estrangeira), com acesso a mais de 300 nods de clouds mundiais e conectado a 60 Data Centers no mundo (Brasil, US, Europa, Africa e Ásia), formando um ambiente multicloud no AngoNAP Fortaleza, o maior Data Center Tier III localizado no Ceará. 

Já o Smart Bizz é um pacote de serviços com foco em startups, que vai permitir conexões de baixa latência escaláveis, além de acesso nacional e internacional a conteúdos com segurança (firewall As a Service e proteção anti-DdoS até a camada sete), Cloud Solutions e licenças da Microsoft. 

Segundo Ângelo Gama, CEO da Angola Cables, o Winds For Future é uma grande oportunidade para as empresas fomentar soluções digitais sustentáveis, com propósito e relevância, para ajudar no crescimento das startups da região. “No Ceará, o Hub do Cumbuco é cada vez mais uma porta aberta para a sustentabilidade digital, com palestras e painéis muito importantes e a nossa contribuição de produto sustentável prestigia o evento. Reforçar o nosso apoio ao Hub tecnológico de Cumbuco é a nossa contribuição para crescermos juntos”, afirma. 

Apoio a Startups

As novidades se somam ao compromisso do Winds For Future em incentivar o trabalho de startups e o reconhecimento delas como incubadoras de inovações em prol da sociedade. Durante o evento, dezenas de startups foram selecionadas para trazer seus pitches na Cidade dos Ventos, megaestrutura montada nas areias do Cumbuco. A iniciativa tem o propósito de reunir mentes e projetos que se destacam no empreendedorismo, criatividade e compromisso social para pensar e agir para um futuro sustentável.

Paineis debatem o impacto de pessoas e do trabalho 

Com dois espaços programados para receber mais 200 painelistas até domingo – os palcos ODS e Latam – o Winds For Future abriu espaço para temas de forte impacto social nesta sexta. Dando início à programação, a gerente de Empreendimentos Corporativos da Amazon, Clara Bidorini, falou sobre como o sucesso pode trazer responsabilidade e como as pessoas podem se inspirar nos princípios de liderança da Amazon para desenhar ações de impacto. Já o palco LATAM foi inaugurado com a CEO da Startup Setup, Tijana Momirov, que falou sobre a evolução da revolução do trabalho remoto. A programação de palestras e painéis contou ainda com nomes como Amanda Bimbatti, Magda Helena Maya, Leo Lacerda, Maria Cecília Brennand, Diego Platini, Tiago Guimarães, entre outros. 

Painéis patrocinados também se destacaram durante o dia. Janaína Sobreira, Geisa Vasconcelos e Ari Clecius, do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC), debateram junto ao público sobre o Planeta Cíclico. Alexia Bergallo, Bruno De Paoli e Miguel Pinto Guimarães, do FLOW, falaram sobre a sustentabilidade presente no estado do Ceará. Finalizando a programação do dia, Iranise Pedro e Vinícius Costa, da Banca Ética Latam, falaram sobre os investimentos de impacto e as soluções para os principais problemas estruturais da América Latina. 

Painel FLOW Delano Soares e Jeronimo Neto
Painel FLOW Delano Soares e Jeronimo Neto

No sábado (24), o hall de palestrantes inclui nomes como Zeca Camargo (jornalista, apresnetador e escritor), João Justo (Ninna Hub), Ticiana Rolim (Somos Um), Lia Quinderé (Sucré), Zé Pretim (Sua Música), Pedro Meneleu (ICC/LIV). A programação completa pode ser conferida em: https://windsforfuture.com/agenda/

Parceiros 

Patrocinadora master do evento, a QAIR, multinacional de origem francesa que desenvolve, implanta e opera soluções baseadas em fontes renováveis, traz ao W4F as experiências “Casa QAIR” e a biblioteca do “Instituto QAIR”. As operações promovem ao público uma imersão no trabalho e projetos sociais desenvolvidos pela empresa e uma ação para o incentivo à leitura e atividades culturais.  

A Qair Brasil é subsidiária do grupo Qair, de origem francesa, que possui operações em 18 países e larga experiência adquirida ao longo de 30 anos de atuação no mercado de energias renováveis. A empresa empreende no Brasil desde o início de 2018, inicialmente sob a denominação Quadran Brasil. Possui sua sede administrativa na Cidade de Fortaleza/CE e desenvolve empreendimentos de geração de energia elétrica em diferentes estados da região Nordeste. Sua carteira de projetos conta com uma capacidade instalada de, aprox., 3.000 MW de projetos eólicos e solares fotovoltaicos, destes possui atualmente 600MW em fase de construção e outros 2.400 MW em diferentes etapas de desenvolvimento.

Senac 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) participa desta edição do W4F trazendo oficinas com instrutores da instituição e chefs dos restaurantes-escola Mayú e Café Senac. Com uma proposta de valorização do Movimento DOC – Denominação de Origem Cearense, o festival promove ações educativas no estande coletivo Mercado DOC, com capacitações de pratos que levam insumos locais, como jerimum, jambo, caju, buriti, peta e atum. Já passaram pelo evento os chefs Natália Amaral (Mayú), Isadora Duarte (Mayú) e Robério Marques (Senac Centro). Neste sábado e domingo, estão previstas oficinas ministradas por  Matheus Vieira (Senac Reference), Nilza Mendonça (Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará), Raquel Holanda (Mayú) e Gabriel Paulino (Café Senac). 

Feiras e exposições 

Além disso, acontece a semana de gastronomia cearense, a DOCWEEK, reunindo os principais restaurantes da Vila do Cumbuco para celebrar a identidade do Ceará. Dez estabelecimentos participantes disponibilizam um prato, um drink ou menu completo para homenagear a riqueza gastronômica do Ceará.  

Durante o Winds For Future acontece também o Hub Cumbuco e o Mercado do Bem. A hub é destinada à inovação com oficinas e workshops de sustentabilidade e o mercado é uma feira aberta ao público com produtos que contemplam o social e a sustentabilidade. A Expo Eletric, com lançamentos de produtos elétricos, desde carros a microgeradores de energia, também é uma das atrações exclusivas do Festival. 

Silva encerra o primeiro dia 

O Festival Som Dos eventos, experiência musical do evento que encerra as noites do Winds For Future com shows exclusivos à beira mar, contou com a energia e a brasilidade do cantor Silva, um dos maiores expoentes da MPB contemporânea. A festa contou ainda com o DJ RB e a Banda Piracema. As atrações deste sábado (24) são o duo de destaque na música eletrônica Felguk, o cantor Lucas Coelho e mais. No domingo, quem encerra a festa são as bandas Balanço Social e Mistura 085. 

Silva Delano Soares
Silva—Delano-Soares

Kiteparade neste domingo 

A Kiteparade 2022 pretende novamente quebrar o recorde mundial de maior desfile de kitesurf do mundo neste domingo (25/09). Para este ano, a meta é ultrapassar 1000 kitesurfistas velejando, entre simpatizantes da modalidade, iniciantes, amadores e profissionais, e consolidar o Cumbuco como meca do kitesurf mundial. 

O recorde atual, registrado no Guinness World Records, pertencente ao próprio Winds For Future, foi de 596 kitesurfistas, em 2019. Neste ano, o Guinness também estará presente para registrar o novo recorde. Aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, o evento pretende chamar a atenção global sobre questões ambientais, como o aquecimento e a poluição dos mares e Oceano. As ondas do Cumbuco receberão, também, os multicampeões mundiais de kitesurf como Carlos Mário “Bebê” e Mikailli Sol, que são embaixadores do evento