RioMarket, a área de negócios do Festival do Rio, chega à cidade

RioMarket, a área de negócios do Festival do Rio, o maior encontro de mercado de cinema e entretenimento da América Latina, chega à cidade a partir do dia 7, sexta-feira

Maior e mais tradicional fórum de negócios e de intercâmbio de projetos do audiovisual no Brasil, o RioMarket abre suas portas, em edição híbrida (presencial e online), de 7 a 13 de outubro, no campus Villa Aymoré da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Glória, e na plataforma Filmocracy. Entre os temas de grande relevância que serão tratados no evento destacamos a experiência da sala de cinema. Seu conteúdo multimídia, com debates, workshops e rodadas de negócios que mobilizam convidados de todos os cantos das Américas e de outros países, opera agora, na 24ª edição do Festival do Rio a partir do conceito “Think locally, act globally”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site ‘www.riomarket.com.br’.

Em tempos em que a geração de conteúdo é ouro para todos os suportes midiáticos, a arte de valorizar manifestações culturais locais, apresentando-as sob uma perspectiva universal, vem sendo o grande ponto de adesão de filmes, séries, podcasts, memes, TikToks, mobilizando as salas de exibição, a streaminguesfera, as redes de TV (abertas e a cabo) e todas as formas de VoD com uma nova dramaturgia atenta a um mundo pós-pandêmico.

“O desafio de quem produz cinema hoje, no mundo, é criar um conteúdo que viaje, tendo na mala sua identidade, como nação, como grupo. Usando um sistema como o da plataforma Filmocracy, o RioMarket navega pelo metaverso, expandindo as reflexões de nossos debates para todo o Brasil, seguindo daqui para o mundo”, diz Walkíria Barbosa, diretora do Festival do Rio. “Nenhum mercado hoje, sobretudo depois da pandemia, consegue ligar todas as pontas de sua cadeia produtiva trabalhando apenas presencialmente”.

“Abrir as portas para o RioMarket é ir ao encontro do DNA da ESPM, uma escola que une mercado e academia sempre com o propósito de ajudar a desenvolver a indústria e promover conhecimento aos profissionais e aos nossos estudantes também”, diz Luiz Romero, diretor acadêmico da ESPM Rio.

No dia 7, o RioMarket vai abrir com a palestra de Alex Braga, presidente da Ancine, seguida de importantes nomes do setor audiovisual. Também neste dia, numa ação de sinergia com o Consulado dos Estados Unidos, o evento dá a palavra a William Nix, representante do Producers Guild of América (PGA), o sindicato dos produtores dos EUA, para debater relações bilaterais de seu país com o Brasil.

A presença feminina vai ser representada por executivas do setor como Mônica Albuquerque (Warner Bros. Discovery América Latina), Tereza Gonzalez (ViacomCBS International Studios América Latina e Canadá) e Cecília Mendonça (Disney+ América Latina).

A Colômbia, a Argentina e o México vão ter uma plenária de hora no RioMarket, debatendo as oportunidades de financiamento e coprodução na América Latina. De lá vão falar vozes como Gustavo Nieto, Alina Hleap, Teresa Saldarriaga, Ana Piñeres, Miguel Mier e Fernando Sokolowicz, representantes de núcleos de produção de peso hoje na cena latina.

A importância dos games para a criação de novos veios narrativos e tecnológicos para o cinema será abordada num encontro com Roberto Fabri, Branding and Gaming VP na CCXP. Ele vai abordar a importância dos jogos eletrônicos nas diferentes plataformas, como negócio e como estética.

Discussões sobre as novas oportunidades de monetização do conteúdo no audiovisual e de comércio da web, como as NFTs (Non-Fungible Tokens), Metaverso e DAO vão ter lugar no RioMarket. Um dos participantes confirmados é Byron Mendes, ícone do metaverso no Brasil.

Outro tópico essencial para a ampliação dos veios de inclusão no audiovisual é a discussão sobre o conceito de “periferia” hoje. Konrad Dantas, o KondZilla, vem ao RioMarket para levantar algumas propostas de ação… e reação.

Na já tradicional seção Talks (Conversas), o RioMarket recebe, entre outros nomes, o ganhador do troféu Jabuti, a maior horaria das Literatura no país: Raphael Montes; um dos maiores autores da telenovela brasileira: Silvio de Abreu; o cantor e compositor Rubel, um dos bardos da novíssima geração da MPB, que tem uma trajetória como roteirista.

Revelação da Première Brasil do Festival do Rio, onde ganhou o troféu Redentor de Melhor Direção, em 2007, com “Estômago”, o paranaense Marcos Jorge, diretor da série sobre o caso Celso Daniel, vai participar do RioMarket debatendo com a produtora Teresa Saldarriaga e com o editor da “Revista de Cinema”, Hermes Leal, um dos nichos que mais crescem nos streamings: o filão True Crime.

A programação do evento vai incluir uma reflexão sobre a importância do cinema documental, com a participação do cineasta norte-americano Alex Pritz, diretor do documentário “O Território”, vencedor de Sundance 2022, e com a exibição de filmes premiados que abordam a questão da sustentabilidade.

No RioMarket vamos ter ainda masterclasses e workshops que contarão com nomes como Cininha de Paula, Jaqueline Vargas, Leandro Soares, Roberto Sadovski, Anita Barbosa, entre outros.

Este ano, as tradicionais rodadas de negócios serão retomadas com a participação dos principais players do mercado nacional e internacional. O evento vai tratar também de temas como direitos autorais, modelos de negócios, compliance (ouvidorias), audiosséries, entre tantos.

O RioMarket vai reunir num mesmo lugar, para falar sobre o audiovisual, produtores, distribuidores, exibidores, investidores, diretores, publicitários, representantes do setor de telecomunicações e radiodifusão. O cardápio é dos mais amplos, debruçando sobre as mais variadas áreas do audiovisual, a fim de trazer respostas, levantar perguntas e gerar reflexões sobre os novos caminhos da ficção, do documentário, da animação, nas diferentes plataformas, e das narrativas de variedades para um público que viu o mundo mudar com a pandemia. São essas mudanças que estão em foco. Um foco que valoriza o local e o global.

Serviço:

RioMarket

http://www.riomarket.com.br/

Endereço: Campus Villa Aymoré da ESPM – Ladeira da Glória, 26 – Glória, Rio de Janeiro – RJ, 22211-120