Diário Carioca Google News

Entender que a Bolsa de Valores é o lugar para quem pretende investir em empresas é saber o básico sobre este universo.  

O mercado de ações vai muito além disso e, na mesma proporção que oferece possibilidades para quem busca resultados, também é cercado de dúvidas, principalmente sobre como se dá o seu funcionamento. 

A participação de brasileiros na Bolsa e o seu interesse por investimentos de renda variável têm sido cada vez maiores. Em abril de 2020, a B3 chegou a 2 milhões de pessoas físicas cadastradas, número que vem crescendo desde o ano passado. 

Esse resultado reflete uma mudança estrutural no mercado de capitais nacional, por isso, para investir em ações, é muito importante entender a dinâmica e os riscos deste ambiente para obter resultados positivos. 

O que é a Bolsa 

No Brasil, a única Bolsa de Valores operando é a B3. A Bolsa de Valores é o ambiente no qual o investidor pode comprar e vender ações de empresas e realizar uma série de operações de renda variável. O famoso pregão, espaço físico no qual as negociações historicamente se concentravam, não existe mais. Atualmente, o investidor pode negociar os ativos a partir do próprio computador, com o apoio de uma plataforma de investimentos. 

Quais ativos são negociados na Bolsa 

Entre os ativos negociados estão as ações e produtos financeiros como opções, fundos de investimentos, entre outros. 

Como se compra e vende ações 

O investidor deve ter conta aberta em uma corretora de valores para ter acesso ao Home Broker, sistema no qual é possível identificar os códigos dos ativos a serem negociados e emitir as ordens de compra e venda – transações com etapas bem parecidas. Depois disso, a corretora entra em contato com a Bolsa para viabilizar o negócio em nome do cliente. 

Ganhando dinheiro 

O jeito mais conhecido de ganhar dinheiro na Bolsa de Valores é comprando um ativo e vendendo-o posteriormente, quando estiver valorizado, em estratégias de longo prazo. Por isso, uma premissa importante para o bom investidor é monitorar o mercado de modo a ser capaz de prever as oscilações de preço naturais dos ativos de cada empresa. 

Outras possibilidades 

Também é possível ter êxito com a estratégia de repasse, ou seja, receber proventos que as empresas pagam aos seus acionistas. Os mais comuns são os dividendos e ganhos como os Juros sobre Capital Próprio e as bonificações. 

Confira o Infográfico com os principais pontos destacados no texto

Fonte: Genial

Conversas Poéticas: nova série da MultiRio destaca produção autoral de alunos e professores

Expressão de pensamentos e sonhos, mas também de angústias e desejos. A poesia vem sendo uma importante linguagem para que professores e alunos explorem suas emoções, especialmente em tempos de pandemia. Com isso, e a partir de uma ação desenvolvida pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a MultiRio lança a série audiovisual Conversas Poéticas, formada por programas curtos que compartilham essa experiência e dá visibilidade à produção autoral escolar.

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *