Você percebeu todas as novas oportunidades que 2020 trouxe? Isso mesmo! Oportunidades! Apesar deste ano estar sendo caótico em muitos aspectos, para aqueles que possuem um e-commerce o ano está, no mínimo, interessante. Com o distanciamento social e o aumento da necessidade de adquirir produtos pela web, a sua concorrência muito provavelmente já percebeu ou está percebendo neste momento, assim como você, as chances de sucesso que a internet está disponibilizando. Aprenda como abrir um negócio pela internet e migrar sua loja física para o meio digital. 

Quais os benefícios? 

Com um aumento de mais de 100% de atividade este ano, as compras online estão em alta. Aumente a lucratividade do seu negócio e atenda um público de todas as partes do Brasil, ou até mesmo vise o internacional. Com um negócio digital você não está preso a realizar vendas somente às pessoas da sua cidade ou vizinhança: As barreiras não existem. 

O que precisa para levar o seu negócio para a internet? 

Você precisa estar ciente sobre os requisitos que um e-commerce tem. O mais básico de todos é a adaptação: Você precisa encontrar uma maneira de atuar no mundo digital. Se o seu negócio se dá em formato de loja e venda de produtos, a adaptação é mais direta: Você precisa montar uma loja online, adaptando estoque, administração de contas e equipe para gerenciar o negócio. 

Caso o seu negócio não seja tão óbvio, você terá que abrir a mente e colocar a cabeça para pensar: Consultorias, videoaulas, jornal/revista online, etc. Cada campo terá um requisito específico, sempre relacionado a forma de atendimento, forma de realização de serviço e publicidade. 

Como começar de verdade e ser reconhecido? 

Agora que já idealizou como irá adaptar o seu negócio, você precisará passar pelos seguintes passos para abrir um e-commerce de sucesso. Estes são: criação de uma identidade online, captação de clientes e publicidade.

Criação de identidade: Tudo na internet começa pelo domínio, que é o endereço do seu site (o que vem depois do www).Seu domínio deve ser marcante e fácil de lembrar. Afinal, você vai querer que os clientes voltem a pesquisar sobre sua loja, não é verdade? 

Além do domínio, outro aspecto de extrema importância é ter um logo personalizado e único. Não utilizado apenas na hora de acessar um site, este será o identificador máximo do seu negócio, que estará aparente em todas as mídias de marketing, canais e redes que você utilizar. 

Para criar um logo, você pode contratar ou designer profissional. Se o orçamento estiver apertado, existe outra opção, totalmente gratuita: usar um construtor de logos 100% gratuito, como o Zyro. Com esse tipo de ferramenta você pode criar um logo totalmente original para sua marca, mesmo sem saber nada de design ou de programação – e ter uma identidade visual maravilhosa em questão de minutos para usar no site, embalagens e redes sociais da sua marca 

Captação de clientes e publicidade: Promover o seu negócio é crucial para que os clientes cheguem até o seu endereço. Utilize as redes sociais para promover a sua identidade, primeiramente com o seu círculo social e depois com novos clientes potenciais. Crie conteúdo relacionado ao seu nicho e invista nisso. Ofereça oportunidades para que seus visitantes conheçam seus produtos e serviços e seja recomendado por aqueles que lhe derem a chance de se provar. 

Coloque a mão na massa! 

Agora que você conhece as fórmulas, é hora de colocar a mão na massa e levar o seu negócio para o âmbito digital também. Não perca para a sua concorrência e, ainda mais importante, não deixe de se adaptar para as novidades do mercado. 2020 está sendo o ano da aceleração do comércio online: Atualize-se e colha os frutos que a internet pode te trazer

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *