28.2 C
Rio de Janeiro
- Publicidade -

56% dos brasileiros tem dificuldades para guardar dinheiro

- Publicidade -

O cenário de incertezas gerado pela pandemia da Covid-19 desestabilizou a vida financeira de muita gente, é o que reforça a pesquisa da fintech Acordo Certo – empresa de renegociação de dívidas 100% online com foco no bem-estar financeiro do consumidor – que identificou que 56% dos consumidores possuem dificuldades em guardar dinheiro. A pesquisa online foi realizada com mais de 1,5 mil respondentes em janeiro de 2021.

Ainda de acordo com o levantamento, há também a dificuldade de fazer um planejamento financeiro para organizar as contas, segundo 50% dos respondentes. Para Thales Becker, CMO (Chief Marketing Officer) da Acordo Certo, o planejamento financeiro é o primeiro e principal passo para conseguir fazer uma reserva de dinheiro. 

“A educação financeira é imprescindível na vida das pessoas que não possuem o hábito de poupar, afinal, é ela que apoia financeiramente os momentos de imprevisibilidade. Claro que ninguém prevê perder um emprego ou ter gastos extras com medicamentos, isso é um fato. Mas se criarmos aos poucos uma rotina de reservar dinheiro todos os meses, ao final, esse valor fará grande diferença ao lidar com uma situação inesperada”, afirma Thales. 

- Publicidade -

O profissional ainda listou 6 dicas de educação financeira para ajudar as pessoas a criarem uma reserva financeira emergencial: 

- Publicidade -

Organize-se!

O primeiro passo é analisar o orçamento mensal detalhadamente com o objetivo de identificar os gastos essenciais. Só a partir disso é possível organizar as dívidas em atraso, por exemplo. Além disso, é nesse momento que conseguimos observar juros, prazos de pagamento e identificar se as parcelas estão com valores praticáveis ou se não seria melhor tentar uma renegociação. Após essa análise, para maior praticidade, é importante colocar todas as informações em uma uma planilha ou aplicativo, para uma melhor visualização e organização.    

Afinal, para onde está indo seu dinheiro?

Após entender todos os gastos, um método que pode ser ajudar a entender melhor como estão sendo distribuídas as finanças é a regra do 50-30-20. É ela que auxilia a estabelecer uma proporção mensal para cada um dos tipos de gastos. Algo como: 

  • 50% para os gastos burocráticos ou fixos (aluguel, parcela do carro, conta de luz, etc); 
  • 30% para os gastos flexíveis ou de qualidade de vida (compras de mercado, remédios, delivery, etc);
  • 20% para os investimentos no futuro, construção da reserva de emergência e quitação de dívidas. 

O ideal é fazer esses cálculos entendendo quanto essas porcentagens representam no orçamento mensal familiar para manter esses valores sempre em mente. Assim, fica mais fácil priorizar como investir o dinheiro.

Investir primeiro? Sim!

Quando o salário é mensal, o mais comum para as pessoas é pagar primeiro todos os gastos fixos Em seguida, partir para os gastos flexíveis. Por último, se sobrar, os investimentos no futuro. Mas a lógica ideal é exatamente a inversa: investir deve estar em primeiro lugar.  Afinal, caso ocorra imprevistos, a pessoa não será pega de surpresa e já terá sua reserva emergencial para suprir os déficits financeiros. 

Em quanto tempo tenho uma reserva emergencial?

De modo geral, é importante recolher entre três a seis meses de custos fixos, pois isso dá maior segurança em casos inesperados, No entanto, é claro, quanto maior for essa reserva, maior a segurança que ela trará. No caso de pessoas que têm uma remuneração variável, é importante que a reserva seja ainda maior por não contar com auxílios, como o seguro desemprego e o fundo de garantia, para conseguir manter o pagamento de suas contas.

Planejar o lazer

Um ponto importante a se destacar é que é recomendado planejar também os gastos com lazer. Uma viagem com a família, passeios ou entretenimento são gastos que podem parecer supérfluos, mas que podem trazer um impacto positivo na saúde mental das pessoas. Além disso, ao planejar um valor para despesas com lazer, você evita gastar por impulso, o que prejudica o bem-estar financeiro. 

Aplique o dinheiro

A preservação do valor da reserva pode garantir um crescimento na quantia, se bem aplicada, protegendo seu pé-de-meia da inflação e ainda rendendo. A sugestão é escolher por uma opção de investimento com rendimento acima da poupança, com liquidez diária (ou seja, o valor pode ser resgatado sem perdas imediatamente caso surja um imprevisto) e que tenham um baixo risco, para se proteger das oscilações do mercado.

Novo técnico do Vasco: Torcida é contra Marcelo Cabo e quer Fernando Diniz

O Vasco da Gama espera definir seu novo comandante no início da próxima semana. Em entrevista coletiva, Alexandre Pássaro, diretor de futebol da equipe, assumiu conversas com o técnico Marcelo Cabo,

Polícia prende Receptador de veículos em Campo Grande

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (26/02), em Campo Grande, um homem acusado de crime de receptação de veículo.

Fábrica clandestina de bebidas em Nova Iguaçu é fechada pela Polícia

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) interditaram, nesta sexta-feira (26/02), uma fábrica clandestina de bebidas localizada no bairro Jardim Tropical, em Nova Iguaçu

Rio de Janeiro: Os números do turismo durante o feriado que seria comemorado o Carnaval

O cancelamento do Carnaval no Rio de Janeiro e, sobretudo, a drástica redução de visitantes estrangeiros alteraram profundamente o turismo na cidade no último feriado

Covid-19: Com mais casos de nova variante, Rio de Janeiro mantem risco alto

A Prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira (26/02), no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova, a oitava edição do Boletim Epidemiológico da Covid-19,

BRT Rio: Comitê vai acompanhar plano de recuperação

O objetivo é aumentar a capacidade de intervenção no sistema e priorizar ações conjuntas. O grupo fará reuniões mensais para monitorar a situação operacional do BRT

Prefeitura resgata cultura e curiosidades sobre o Rio de Janeiro

Além de cuidar da manutenção do Rio de Janeiro, por meio de seus pavimentos, sistemas de drenagem e ciclovias, a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) também se preocupa em resgatar a cultura e a particularidade de cada bairro

DPU pede informações à Funarte sobre realocação da Escola Nacional de Circo

Alunos ainda não têm informações sobre novo local e continuidade da formação. Anúncio foi feito em comunicado enviado esta semana pela fundação a servidores

Rio de Janeiro vai vacinar idosos com 79 anos de segunda a quarta

O Prefeito do Rio Eduardo Paes anunciou neste sábado (27/02), por meio das redes sociais, mais uma etapa do calendário de imunização

Laboratório argentino fecha acordo com a Rússia para produção da vacina Sputnik-V

O laboratório argentino Richmond assinou um memorando de...

Laranjinhas cariocas: os avanços do Rio de Janeiro com a micromobilidade

Há 10 anos, o Bike Rio é parte do cenário da cidade e recentemente lançou o maior projeto de e-bikes da América Latina