Bancos e Fintechs oferecem empréstimo online para negativados e outras opções de crédito facilitado

O empréstimo pode e deve ser tomado em momentos que não há outra alternativa e a solicitação deve ser feita considerando o mínimo valor possível para a realização do objetivo do momento

Os motivos que levam uma pessoa a precisar de um empréstimo são diversos e podem estar relacionados a assuntos felizes e interessantes como grandes oportunidades de negócios, viagens, estudos e possibilidades que não podem ser deixadas para outro momento, mas, infelizmente, não é só quando as portas estão se abrindo que as pessoas podem precisar conseguir um crédito.

Muitas vezes, a necessidade de solicitar um empréstimo vem quando o desemprego, problemas de saúde e até o luto batem à porta e nessas horas, é muito difícil pensar em planejamento e organização financeira.

Situações urgentes pedem medidas urgentes.

Na hora da necessidade, no entanto, muitos brasileiros encontram extrema dificuldade para conseguir aprovação de crédito, seja pela burocracia exigida pelos bancos e instituições financeiras ou por possuírem restrições de crédito, o famoso “nome sujo” junto ao SPC ou Serasa.

Felizmente, nos últimos anos e, especialmente, durante a pandemia, as fintechs e empresas especializadas em crédito passaram a oferecer diversos novos tipos de empréstimos e formas de obtê-los sem precisar enfrentar filas ou constrangimentos, que, por mais que não sejam causados intencionalmente, ocorrem quando o cliente possui um crédito negado presencialmente, em um banco.

Atualmente, é possível entrar em contato com as instituições bancárias de forma automática e os bancos e fintechs estão se esforçando ao máximo para oferecer facilidades como empréstimo online para negativados, consignados para pessoas que trabalham com registro em carteira, e créditos que aceitam como garantia aparelhos de celular.

O objetivo é tornar as soluções financeiras acessíveis para todos os públicos e vem do entendimento de que, em momentos de crise, como a causada pela pandemia de Covid-19, ter o CPF negativado quase nunca está relacionado a ter um mau comportamento financeiro, mas sim, provavelmente, de ter sido surpreendido pelo desemprego ou pela impossibilidade de atuar de forma autônoma, devido às restrições impostas pela Covid-19.

Importante: Analise a Real Necessidade e Taxas de Juros

Apesar das facilidades que o mercado financeiro está oferecendo para os mais variados públicos alcançarem crédito para solucionar problemas ou abraçar oportunidades, é de extrema importância lembrar que, quando o crédito é oferecido para negativados, a instituição credora tem como entendimento que aquela pessoa “não tem nada a perder”, visto que não será possível sujar o nome de alguém que já está com o nome sujo.

Essa operação, portanto, se torna mais arriscada para quem está emprestando dinheiro – exceto quando o empréstimo é feito na modalidade consignada.

Quando os riscos de não receber o pagamento em dia aumentam, o banco aumenta a taxa de juros a fim de receber o valor emprestado o mais rapidamente possível e deixar o seu lucro para as últimas parcelas.

Pensando nisso, o cliente que pretende fazer um empréstimo e conta com restrições, deve levar em conta que quanto maior o valor emprestado e quanto maior for o tempo de parcelamento, maiores serão os juros que serão pagos.

O empréstimo pode e deve ser tomado em momentos que não há outra alternativa e a solicitação deve ser feita considerando o mínimo valor possível para a realização do objetivo do momento, a fim de evitar que o crédito se torne um problema ao invés de ser uma solução.

Por último, mas não menos importante, fica a sugestão de, sempre que possível, antecipar o pagamento das parcelas do empréstimo, a fim de obter descontos nas prestações.

Dessa forma, não só o custo dos juros sai mais barato como o cliente consegue melhorar seu perfil de crédito junto à instituição que ofereceu o empréstimo, e caso seja necessário solicitar novamente algum valor junto ao banco, o histórico de pagamento será positivo, possibilitando que taxas menores sejam utilizadas no contrato.