Santander Brasil lança cartão de crédito para impulsionar crescimento do maior setor empresarial do país

São Paulo, 5 nov (EFE).- O banco espanhol Santander lançou esta semana, no Brasil, um cartão de crédito exclusivo para Microempreendedores Individuais (MEIs), com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento deste setor empresarial que foi o que mais cresceu, principalmente durante a pandemia de covid-19, e que já representa 70,2% do total das 18.440.986 empresas em funcionamento no país, segundo dados oficiais de setembro de 2021.

De acordo com o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia, das 3.359.750 empresas abertas no Brasil em 2020, 2.836.670 eram MEIs. Já no segundo quadrimestre de 2021, foram criadas 1.420.782 companhias no país, das quais 1.163.845 eram MEIs, número que representa um aumento 23,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Com um mercado potencial de 12.947.753 MEIs, o novo cartão do Santander se soma agora a outros serviços já disponibilizados pela instituição financeira, como conta corrente e a plataforma de educação online Programa Avançar, pensados para esta categoria de negócios, que por ter um limite de faturamento de R$ 81.000 anuais possui necessidades específicas.

Para facilitar a rotina dos empreendedores e potencializar a gestão e o crescimento dessas empresas, o novo cartão poderá ser solicitado com isenção de tarifa, mediante cadastro de chave PIX e gasto mensal mínimo de R$ 100, e oferecerá aos clientes limite flexível, além da possibilidade de parcelar as compras da empresa sem juros e ter até 40 dias para pagar a fatura.

Outro diferencial destacado pelo banco são os descontos em compras de materiais e insumos por parte de fornecedores parceiros, entre eles gigantes do mercado como Sam’s Club, Sumirê e Via Varejo, escolhidos por fazerem parte dos segmentos em que os microempreendedores mais atuam no Brasil, como salões de beleza, lojas de acessórios e roupas, serviços de obras de alvenaria, bares, lanchonetes e restaurantes.

De acordo com o diretor de Empresas do Santander, Franco Fasoli, o cartão MEI foi pensando para apoiar os empreendedores que precisam de limite e fôlego para administrar seu negócio.

“O objetivo é dar condições para que eles abasteçam o seu negócio com a compra de matéria prima e insumos, organizando suas despesas utilizando o cartão de credito”, afirmou o executivo, que enfatizou a importância do produto para a concentração e a organização das despesas deste público.

Além disso, aqueles que contratarem o cartão também receberão desconto em produtos de informática e cursos de formação profissional, já que o novo produto tem como função contribuir com a educação financeira do microempreendedor, ajudando a controlar as finanças e a separar o caixa da empresa do capital destinado ao uso pessoal, segundo explicou o diretor de cartões do Santander, Rogério Panca, em entrevista à Efe.

“A gente pensou em um produto que tem características tanto da pessoa física quanto da jurídica, porque o MEI tem essa característica. As duas personalidades se confundem, então pensamos no que poderíamos fazer para ajudar também no processo de educação financeira da empresa e até da pessoa física, passar um pouco da visão de que é possível separar os bolsos”, ressaltou Panca.

“O Santander a presunção de se posicionar como o principal banco de apoio ao MEI, então a gente precisava do produto, que é um meio de pagamento específico pro MEI, e quando a gente olha para o que o mercado tem hoje, com os benefícios que a gente construiu, a gente tem um produto diferenciado em relação ao mercado, apesar de todos estarem olhando para esse público”, acrescentou ele. EFE