Fitch reduz projeção para economia global e prevê recessão nos EUA e zona do euro

A Fitch Ratings cortou drasticamente as previsões para o desempenho da economia mundial este ano e no próximo, em meio ao agravamento da crise energética na Europa, à escalada da inflação e ao movimento global de aperto de juros.

A Fitch Ratings cortou drasticamente as previsões para o desempenho da economia mundial este ano e no próximo, em meio ao agravamento da crise energética na Europa, à escalada da inflação e ao movimento global de aperto de juros. Em relatório divulgado nesta quarta-feira, a agência revela ter reduzido a estimativa para alta do Produto Interno Bruto (PIB) global em 2022, de 2,9% a 2,4%, e em 2023, de 2,7% a 1,7%.

A piora nos números se deve, em parte, às expectativas de que zona do euro e Reino Unido entre em recessão no final deste ano e Estados Unidos, no ano que vem.

A instituição revisou para baixo a projeção de avanço da atividade econômica nos EUA em 2022 (de 2,9% a 1,7%) e em 2023 (de 1,5% a 0,5%).

Para a zona do euro, o cálculo é de uma queda de 0,1% no próximo ano, 2,2 ponto porcentual a menos que o previsto anteriormente.

A Fitch também diminuiu a estimativa para expansão do PIB chinês em 2022, de 3,7% a 2,8%, e em 2023, de 5,3% a 4,5%.

“Tivemos uma tempestade perfeita para a economia global nos últimos meses, com a crise do gás na Europa, uma forte aceleração nos aumentos das taxas de juros e uma queda cada vez maior no mercado imobiliário na China”, disse Brian Coulton, economista-chefe