Guedes: vamos trabalhar com juros mais baixos e câmbio de equilíbrio mais alto

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira, 19, durante palestra no congresso da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que a taxa de câmbio no Brasil, acima de R$ 5, é mais realista

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira, 19, durante palestra no congresso da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que a taxa de câmbio no Brasil, acima de R$ 5, é mais realista.

“A taxa de câmbio é mais realista agora. Com a política fiscal mais forte, o juro neutro é mais baixo e o câmbio de equilíbrio é mais alto. Todo bom economista sabe disso e reconhece isso. Essas duas lâminas que cortavam a indústria, juros altos e câmbio subvalorizado, já foram removidas. Agora estamos atacando a ferramenta de desindustrialização em massa que é o IPI. Cortamos 35% das alíquotas agora e a ideia, em um segundo mandato, é acabar com esse imposto”, disse.

Guedes também declarou que a reforma tributária vai ajudar o Brasil com a tributação de dividendos e a correção da tabela de Imposto de Renda da Pessoa Física.

O ministro também se comprometeu em fazer acordos comerciais, mas atento à proteção à indústria. Segundo ele, a redução da Tarifa Externa Comum do Mercosul ficará parada até a redução de outros impostos. “Somos cuidadosos com a indústria, queremos reindustrializar o Brasil”, disse

Estadão Conteúdo