Brasil e Argentina devem ter moeda em comum

1 min de leitura
Presidente da Argentina, Alberto Fernández, em reunião bilateral com Lula no Itamaraty — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Presidente da Argentina, Alberto Fernández, em reunião bilateral com Lula no Itamaraty — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Segundo informações do conceituado jornal Financial Times, Brasil e a Argentina devem anunciar nesta semana um estudo sobre uma moeda única.

De acordo com a publicação o plano deve ser discutido em encontro em Buenos Aires com outros países da América Latina.

No início, segundo o jornal britânico, o estudo estará focado em como a nova moeda poderá impulsionar o comércio na região, com o objetivo de reduzir a dependência do dólar.

Lula deixa o país neste domingo rumo a Argentina e o anúncio será feito durante sua estada no país vizinho.

Lula e o presidente argentino, Alberto Fernández, divulgaram nesta semana um artigo no qual defendem maior proximidade entre o Brasil e a Argentina e a integração econômica entre os dois países.

No artigo, publicado no site argentino Perfil, eles citam a criação de uma moeda comum na América do Sul.

Cúpula da Celac

Na terça-feira (24), ainda em Buenos Aires, Lula participa da 7ª Reunião de Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), colegiado do qual o Brasil voltou a integrar após ter se retirado durante o governo Jair Bolsonaro.

Durante o encontro, deverá ser acertada uma declaração final dos chefes de Estado sobre temas como segurança alimentar e integração energética da região. Outras 12 declarações temáticas devem abordar temas como energia nuclear, sustentabilidade dos oceanos, combate ao tráfico de drogas e armas, entre outros. A Celac reúne os 33 países da América-Latina e do Caribe.

Uruguai

Após a visita a Buenos Aires, Lula viaja para Montevidéu, capital uruguaia, também em visita oficial. A agenda do presidente no país platino ainda não foi confirmada, mas, além de encontros bilaterais, planeja-se um novo encontro com o líder de esquerda e ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.

Vanessa Neves

Vanessa Neves é Jornalista, editora e analista de mídias sociais do Diário Carioca. Criadora de conteúdo, editora de imagens e editara de entretenimento do Diário Carioca

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Notícias

Ativar Notificações OK Agora não
Which Notifications would you like to receive?