Eduardo Bismarck sugere PL concedendo a nadadora Maria Lenk a designação de Patronesse do Esporte Brasileiro

Maria Lenk faleceu em 2007, aos 92 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória, após treino na piscina do Flamengo

As Olimpíadas de Tóquio tiveram início na última quarta-feira, 21, e potencializam o cenário esportivo mundial, com representantes de todas as modalidades e países. Buscando trazer protagonismo e destaque para os atletas brasileiros, o Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) apresentou o Projeto de Lei 2413/2021, que confere a nadadora Maria Lenk, considerada a principal nadadora brasileira em todos os tempos, a designação de patronesse do esporte brasileiro.

Maria Lenk

Maria Lenk faleceu em 2007, aos 92 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória, após treino na piscina do Flamengo. Em sua trajetória profissional, ela foi a primeira mulher a usar o nado borboleta, no ano de 1936, em Berlim, além de quebrar os recordes mundiais de 200 metros e de 400 metros no nado peito durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1940. Neste mesmo ano, Maria Lenk foi a única mulher da delegação de nadadores sul-americanos que participou de competições nos Estados Unidos, quebrando 12 recordes estadunidenses.

O deputado explica que a homenagem é justa e corresponde a uma forma de agradecer por tudo que ela fez ao esporte brasileiro. “Todo incentivo e valorização aos nossos atletas é essencial. Os feitos de Maria Lenk sem sombra de dúvida a transformaram em um ícone, a ser respeitado, admirado, venerado e seguido”, pontua.