Diário Carioca Google News

Ibeu - Foto: Reprodução

A cada dia que passa, surge um novo e instigante desafio para a equipe acadêmica do Ibeu mostrar a profissionais de educação como tornar o ensino remoto dinâmico e engajador para o aluno, através do programa Teacher Learning Lab by Ibeu.

O módulo que tem início no dia 17/04, “Ensino Remoto: como engajar alunos de modo criativo”, apresentará novos conteúdos, em sintonia com o cenário deste ano. Os tutores Jorge Braga e Carla Ribera, do Ibeu, promovem encontros em Português, em tempo real, com o uso da plataforma Google for Education, lançando mão de tutoriais, textos e atividades práticas. Serão ao todo três encontros, sempre aos sábados, das 15h às 17h, com duas horas de duração cada, com dez minutos de intervalo.

Os participantes ainda contam com duas horas semanais assíncronas para estudo e realização de tarefas. Entre outros tópicos abordados, estão a contextualização do EAD x Remote Classes; aulas síncronas x assíncronas; sala de aula invertida; ferramentas virtuais; Realidade Aumentada e estudos de casos.

“O curso ‘Ensino remoto: como engajar alunos de forma criativa’ surgiu do desejo de compartilhar nossas experiências no que concerne ao que podemos chamar de apropriação temporária do ambiente remoto. Esse processo nos proporcionou uma mudança radical na forma de planejar nossas aulas ao percebermos que replicar as aulas presenciais nesse novo ambiente não envolvia nossos alunos no processo de aprendizagem”, avalia Jorge Braga.

“Este módulo foi desenhado para todo profissional da área de Educação que está em busca de transformação na sua prática de sala de aula para promover o engajamento dos seus alunos no ambiente virtual”, completa Carla Ribera.

Todos os encontros serão gravados para que o professor possa rever as discussões e atividades implementadas nos encontros remotos ao vivo até um mês após a realização do curso. Aqueles que participarem das aulas síncronas e realizarem as tarefas assíncronas receberão um certificado chancelado pelo Departamento Acadêmico do Ibeu. Além dos encontros síncronos, haverá uma trilha de aprendizado assíncrona que demandará criação e reflexão dos conteúdos vistos. Serão oferecidos artigos, vídeos e sugestões bibliográficas. O link para inscrições é http://bit.ly/TLLEnsinoRemoto2021

Sobre os tutores:

Coordenador no Ibeu, Jorge Braga é responsável pelo Programa de Desenvolvimento e Mentoria oferecido pelo Departamento Acadêmico aos professores recém contratados pela instituição. Mestre em Literatura Portuguesa (UFRJ) e Bacharel em Língua e Literaturas pela UFRJ, também possui o certificado COTE (Universidade de Cambridge). Atualmente faz especialização Latu Sensu em “Metodologias Ativas e Educação Híbrida”, no Instituto Casa Grande, e MBA em “Gestão Escolar”, pela USP/Esalq.

Carla Ribera é professora no Ibeu e atuante na área há 23 anos, com interesse em Criatividade Voltada para a Educação e Desenvolvimento Humano. É consultora do Departamento Acadêmico do Ibeu na produção de aulas de “Realidade Aumentada”. Possui Licenciatura em Língua Inglesa, Portuguesa e Literaturas (Universidade Estácio de Sá). Atualmente faz especialização Lato Sensu em “Formação Docente em EAD”, pela UNINTER.

Serviço:Teacher Learning Lab by Ibeu”Ensino Remoto: como engajar alunos de modo criativo”Datas: 17 e 24/04 e 8/05, das 15h às 17hTutores: Jorge Braga e Carla RiberaDuração:12 horas.Investimento: R$ 382,20 (em até 2 X no cartão)Idioma: PortuguêsInscrições: http://bit.ly/TLLEnsinoRemoto2021

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *