26.1 C
Rio de Janeiro
2 dezembro, 2021

MAR nas Escolas leva o Museu de Arte do Rio para as escolas da rede municipal

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

A primeira edição do projeto MAR nas Escolas, uma ação da Escola do Olhar, vai levar o Museu de Arte do Rio para as escolas da rede municipal no Rio de Janeiro por meio da plataforma RioEduca. A intenção é ampliar o acesso de cerca de 700 mil estudantes de diferentes segmentos para que possam vivenciar as atividades do museu no formato de visitas virtuais mediadas.

- Publicidade -

Por conta da pandemia de Covid-19, neste ano o projeto MAR nas Escolas foi realizado de forma híbrida entre o presencial e virtual e produziu uma minissérie audiovisual. A Escola do Olhar selecionou 9 jovens da Região Portuária, que foram alunos da rede pública de ensino e tinham interesse e/ou experiência nas áreas da arte e da cultura.

- Publicidade -

“Participar do MAR nas Escolas ampliou minha perspectiva de mundo, deu a oportunidade de repensar meu papel político-social e ajudou na construção da minha auto estima, enquanto pessoa e profissional. Acredito que, além de gerar debates importantes pro desenvolvimento das estudantes, a representatividade potencializa os corpos que se identificam, mostrando as experiências diversas que podemos viver para além do sobreviver” ressalta Pietra Motta, 24 anos, moradora do Santo Cristo e uma das participantes do projeto.

- Advertisement -

Assim como as visitas mediadas, os vídeos produzidos foram divididos em quatro eixos: Vejo o Rio de Janeiro, que promove reflexões sobre as diferentes representações da cidade; Guardar para lembrar, eixo sobre memória, o ato de colecionar e o papel de museus na construção de identidades coletivas; Práticas Artísticas Contemporâneas, que explora as diferentes linguagens que artistas contemporâneos utilizam; e Meu corpo no museu, que explora as representações e construções sociais sobre o corpo e o lugar do corpo na arte, na sociedade e no museu.

“Decidimos trazer para a reflexão conceitos como: Presença, Representação e Representatividade, para refletirmos juntos sobre quais movimentos, temáticas, artistas e ativações podem ser realizadas para que assuntos e conteúdos pretos, indígenas e lgbtqia+ possam tomar visibilidade nos espaços de educação e cultura, e a partir disso, repensar e problematizar passagens históricas por meio de proposições artísticas e, porque não, propor políticas públicas para a cidade.” comenta o educador da Escola do Olhar, Fernando Porto. 

As visitas são construídas na metodologia da mediação cultural, que conecta as pessoas aos significados artísticos e culturais de uma exposição e do próprio museu. O público tem um papel ativo na construção do conhecimento e dos significados.

“Acreditamos que o fato do material ter sido criado por jovens promoverá um vínculo e uma identidade entre eles, pois poderão compartilhar da visão e dos sentimentos expressados por seus pares durante essa vivência.” conta a Diretora Executiva do MAR, Sandra Sérgio. 

Todos os vídeos serão disponibilizados na plataforma Rioeduca, que atende cerca de 700 mil crianças e adolescentes, e para as Coordenadorias Regionais de Educação. Os educadores e professores que não têm acesso à plataforma Rioeduca, podem solicitar o vídeo através do email escoladoolhar@museudeartedorio.org.br.

 “Eu ousaria dizer que a Escola do Olhar não é mais a mesma depois desse projeto. O MAR nas Escolas foi uma proposta imersiva não apenas para os 9 jovens, mas também para nossa equipe como um todo. A proposta foi para que os jovens pautassem seus desejos, ocupassem os bastidores, compartilhassem as suas narrativas e que, finalmente, o museu extrapolasse os seus muros. Essa é a função social do Museu de Arte do Rio: estar atentos à escuta e ao diálogo com o outro. Projetos como esse renovam a nossa afetação com a arte, a cultura e a educação.” comenta Patrícia Dias, gerente de educação da Escola do Olhar. 

No dia do lançamento do projeto, marcado para o dia 29 de outubro, a Escola do Olhar irá promover uma roda de conversa para que os jovens possam relatar a experiência vivida e discutir quais relações educativas o material pode promover em sala de aula. O educador da Escola do Olhar Fernando Porto que acompanhou e protagonizou todo o projeto, e o artista BK, que é um dos principais nomes da cena do rap brasileiro atualmente, também vão participar do debate.

Sobre a Escola do Olhar

          Uma escola que tem um museu e, ao mesmo tempo, um museu que tem uma escola: integração entre arte e educação. Esse é o horizonte do Museu de Arte do Rio – MAR, um espaço voltado prioritariamente para a educação, que tem na Escola do Olhar seus sustentáculos de atuação, em consonância com o Programa de Exposições.

        A Escola do Olhar é um polo de pensamento e de formação permanentes, voltado especialmente para a prática e a reflexão a partir das relações entre educação e arte. Suas ações buscam aprofundar a dimensão pública do museu, bem como colocar em debate as questões emergentes nos campos da arte e da cultura na contemporaneidade.

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949. 

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.

Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master e a Bradesco Seguros como patrocinadora, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Escola do Olhar conta com o apoio do Itaú, da Machado Meyer Advogados e da Icatu Seguros via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo Grupo GPS, RIOgaleão, ICTSI Rio Brasil, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e HIG Capital. O Instituto Olga Kos patrocina os recursos de acessibilidade do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Redação do Diário Cariocahttps://diariocarioca.com
Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

La EMA evalúa en tiempo real la vacuna de la covid-19 de la francesa Valneva

La Haya, 2 dic (EFE).- La Agencia Europea de Medicamentos (EMA) comenzó este jueves a evaluar en tiempo real los datos emergentes de la...

Rusia vuelve a registrar más de 33.000 casos por covid y no bajan las muertes

Moscú, 2 dic (EFE).- Rusia volvió a registrar hoy más de 33.000 muertes por covid-19 después de solo dos días por debajo de este...

Descubren el posible detonante de los trombos tras la vacuna de AstraZeneca

Londres, 2 dic (EFE).- Un equipo de científicos del Reino Unido y Estados Unidos cree haber descubierto el detonante para el desarrollo de unos...

EE.UU. exigirá a los viajeros un test negativo de 24 horas antes de su vuelo

Washington, 2 dic (EFE).- Estados Unidos exigirá a partir del próximo lunes a todos los viajeros que se trasladen a su territorio que presenten...

Mascarillas obligatorias al aire libre en las calles más comerciales de Roma

Roma, 2 dic (EFE).- El uso de mascarillas al aire libre será obligatorio en las calles más comerciales de Roma desde el próximo sábado,...
- Publicidade -

Agora é lei: O Tablado é patrimônio cultural e imaterial do Rio

 teatro “O Tablado” é patrimônio cultural e imaterial do estado do Rio de Janeiro. É o que declara a Lei n° 9.479/21
- Publicidade -