Projeto Consciências, do Sesc RJ, busca combater o racismo

Agenda de junho inclui passeio turístico, mediação de acervo, exibição audiovisual, palestras, cursos, oficinas, entre outras atividades

Em um momento que se tornam cada vez mais recorrentes manifestações de racismo flagradas em vídeo e noticiadas pela imprensa, o Sesc RJ se dedica a provocar a reflexão sobre o tema por meio de uma programação multilinguagem, que inclui passeio turístico, mediação de acervo, exibição audiovisual, palestras, cursos, oficinas e uma série de outras atividades. Trata-se do projeto Consciências, lançado em abril e que mensalmente apresenta uma nova agenda de atividades que joga luz sobre o racismo e todas as suas interseções.

A programação acontece tanto em ambiente virtual como presencial. Nesta sexta-feira (10/6), a professora-adjunta do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO Glenda Melo conduz a live “Mulheres Negras: Discursos sobre a solidão nas mídias sociais”, que discutirá as relações étnico-sociais desiguais e discriminatórias em um recorte feminino e virtual. Será às 16h no Instagram do Sesc Madureira (@sescmadureira).

No sábado (11/6), às 10h, no Teatro do Sesc Madureira (R. Ewbank da Câmara, 90),  o Cine Clube Afro apresenta o curta-metragem “Craque Esquecido”, de Ygor Lioi. O filme retrata a vida do ex-jogador Paulo Ribeiro de Omena, o Paulinho Ladrão, craque do Madureira, Botafogo e Fluminense, entre outros times, que hoje leva uma vida humilde no bairro de Marechal Hermes. A sessão terá a presença do diretor Ygor Lioi e do cineasta Clementino Junior como mediadores.

A programação gratuita segue pelo mês de junho com exibição do curta-metragem “Dias de Quarentena” seguida de debate com realizadores; um passeio pela região conhecida como Pequena África, no centro do Rio; mediação de acervos com conteúdos do Museu Nacional de Belas Artes e do Museu Afro Brasil; a live “Preto: potência da cabeça aos pés”; a palestra “O lugar do branco nas relações raciais brasileiras”; o Curso Marketing Digital e Empreendedorismo Negro”, entre outras atividades (veja abaixo ou em www.sescrio.org.br a programação completa).

Sede Sesc RJ (Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo)

PALESTRA “O LUGAR DO BRANCO NAS RELAÇÕES RACIAIS BRASILEIRAS”

30/06 I 14h I Gratuito |Auditório Sede

Palestra com a professora Lia Vainer Schucman, temas abordados: racismo estrutural; racismo institucional; racismo inter-pessoal; branquitude; negritude; organizações sociais.

Sobre a autora: Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais . Autora dos livros: “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” (Veneta 2020) e “Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor” (EDUFBA, 2018).

Sesc Madureira (R. Ewbank da Câmara, 90)

CURSO PREPARATÓRIO MESTRADO E DOUTORADO PARA NEGROS, INDÍGENAS E ASIÁTICOS

A equipe de Arte, Ciência e Tecnologia do SESC Madureira convida a sociedade civil a participar do Curso Preparatório de Mestrado e Doutorado para Negros, Indígenas e Asiáticos, a ocorrer nos sábados de junho (04, 11, 18 e 25/06), de 13h30 às 17h30, com o objetivo de auxiliar estas parcelas da população a alcançar posições acadêmicas de maior valor mercadológico e intelectual para a sociedade, reforçando valores, saberes, fazeres e locais étnicos e identitários.

PASSEIO TURÍSTICO PELA PEQUENA ÁFRICA

18/06 I 07h30 e 13h30 I Carga horária: 3h I Gratuito I Público PCG

A programação consiste em um tour presencial pela região da Pequena África com o objetivo de conhecer locais historicamente relevantes para a origem, cultura e história da população negra, como o Cais do Valongo, Pedra do Sal, e museus de acervo preto da região do Centro e Gamboa.

Mediador: Cosme Felippsen

CINECLUBE AFRO: CURTA-METRAGEM “CRAQUE ESQUECIDO”

11/06 | 10h | Carga horária: 2h | 12 anos | Unidade Madureira | Teatro Sesc Madureira

A programação consiste na exibição de curta-metragem com temática de negritude como ferramenta educativa para debater questões relacionadas ao racismo, identidade e ancestralidade negra. Sinopse: Eis que começa o sonho! O sonho da maioria dos meninos brasileiros, o de ser um craque de bola. Um deles, nascido lá pelos idos de 1932 em Marechal Hermes, também nutria esse sonho. No meio futebolístico se destacou e ganhou um apelido curioso: “Ladrão de Bola”, Paulinho Ladrão de Bola. Se outrora fora um craque, lembrado por muitos, ovacionado por uns e odiado por tantos outros, nos dias de hoje, não se lembra das coisas. Mediação: Ygor Lioi (direção) e Clementino Junior (cineasta).

CINECLUBE AFRO: CURTA-METRAGEM “DIAS DE QUARENTENA”

18/06 | 16h | Carga horária: 2h | 10 anos | Unidade Madureira | Teatro Sesc Madureira

A programação consiste na exibição de curta-metragem com temática de negritude como ferramenta educativa para debater questões relacionadas ao racismo, identidade e ancestralidade negra. Sinopse: Uma família tenta se adaptar à quarentena para combater o (Covid-19) nas primeiras semanas da pandemia. Direção: Juciara Awô e Luana Arah. Debatedora: Mariana Maia (roteiro e atuação). Mediação: Davidson Davis Candanda (direção) Clementino Junior (cineasta).

ACERVOS, IDENTIDADES E ARTEFATOS NEGROS: MEDIAÇÕES PRESENCIAIS DE PATRIMÔNIO.

15 e 22/06 | 10h | Carga horária: 2h | Livre | Unidade Madureira

A programação consiste na mediação de acervos virtuais e digitalizados de museus e instituições de memória negra no país de maneira presencial. O objetivo da atividade é trazer estes acervos para dentro do Sesc, a partir do contexto de valorização da identidade, tecnologia e ciência negra e brasileira. Serão abordadas duas exposições: (1) Das Galés às Galerias: representações e protagonismos do negro no acervo do Museu Nacional de Belas Artes e (2)  Design e Tecnologia na Escravidão: as habilidades e conhecimentos africanos que construiram o novo mundo e inspiram o presente do Museu Afro Brasil.

Ambiente Virtual

CURSO “MARKETING DIGITAL E EMPREENDEDORISMO NEGRO”

22, 23 e 24/06 | 18h | Carga horária: 5h | 14 anos | Plataforma: Microsoft Teams

A programação consiste em um curso introdutório de empreendedorismo negro, abordando plataformas, ferramentas e estratégias de marketing digital e estudos de caso, além de debater questões como racismo algorítmico e representatividade virtual negra. Mediador: Vitor Maia.

LIVE “MULHERES NEGRAS: DISCURSOS SOBRE A SOLIDÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS”

10/06 | 16h | Carga horária: 1h | Livre | Instagram Sesc Madureira

A palestra virtual tem como objetivo discutir as relações e estruturas de poder no contexto da manutenção das relações étnico-sociais desiguais e discriminatórias em um recorte feminino e virtual. Palestrante: Glenda Melo.

LIVE “PRETO: POTÊNCIA DOS PÉS À CABEÇA”

22/06 | 15h | Carga horária: 1h | Livre | Instagram Sesc Madureira

A palestra virtual tem cunho educativo e objetivo de debater, a partir de um recorte humanístico e científico, sobre a saúde mental e como a ausência da mesma tem contribuído para um genocídio silencioso na população preta.

Palestrante: Mariana Leão e Raphaela Caboclo