Rio e Unisuam premiam vencedores do Favela

Programa tem como foco ofertar capacitação profissional e empresarial a jovens moradores de periferias cariocas que vivem em vulnerabilidade social

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) realizou, nesta sexta-feira (5/8), o Demo Day do projeto Favela Inova, competição entre startups para a apresentação de novos negócios a investidores de diferentes modalidades. O evento no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), em Bonsucesso, teve o tema “O seu território não é um limite, mas sim um impulsionador” e premiou os projetos vencedores nas categorias “Germinação”, para desenvolver e validar ideias em estágio inicial, e “Incubação”, voltada para projetos desenvolvidos em fase de lapidação.

Na categoria “Incubação”, o grande vencedor foi o Turistando RJ. Em segundo lugar ficou o Favela Tem Delivery e, em terceiro o Sassan: Soluções Naturais. Já em “Germinação” o ganhador foi o FavelApp, com o Imagina e Foco em segundo lugar. Na votação popular, o primeiro lugar ficou com Enviapages, a segunda posição com Turistando RJ e o Educa Rio em terceiro.

As startups que ficaram em primeiro lugar vão receber bolsa de estudos de 100% para cada membro da equipe, quatro meses de uso gratuito no espaço de coworking do Pólen, incubação gratuita – para os germinados – e prêmios em dinheiro.

– Emoção muito grande, confesso que eu não esperava. O Favela Inova é incrível e fica minha dica para todo mundo participar. Carrego daqui que sempre devo acreditar nos meus sonhos, acreditar naquilo que eu aprendi e não ter medo de arriscar e empreender – disse o guia de turismo Patrick Conca, de 26 anos, idealizador do Turistando RJ, projeto que leva para os alunos de escolas públicas e particulares a possibilidade de visitar locais do Rio de Janeiro.

O evento nesta sexta-feira encerrou a segunda edição do Favela Inova, parceria promovida pela JUVRio e o Polo de Inovação da Unisuam. O programa, que contou com 100 pessoas entre 18 e 29 anos, tem como foco ofertar capacitação profissional e empresarial a jovens moradores de periferias cariocas que vivem em vulnerabilidade social.

O Favela Inova tem o intuito de atrair e promover novos negócios de jovens empreendedores e potencializar a economia criativa e o empreendedorismo social local. Por meio de mentorias on-line e encontros presenciais no ecossistema de empreendedorismo e inovação do Pólen Unisuam, os selecionados para o Favela Inova aprenderam a lidar com temas diversos como estratégia de marketing, mínimo produto viável, networking, canvas social e identidade visual.

– A palavra de hoje é transformação, um pacto pela juventude da cidade do Rio de Janeiro. Nós, enquanto poder público, com o compromisso de mudar o Rio para melhor, criamos uma série de iniciativas para apoiar o trabalho que vocês já fazem. Para isso, precisamos de parcerias. Aqui, contamos com a Unisuam nesse projeto do Favela Inova. Todos vocês que estão aqui já são muito vitoriosos, transformando as comunidades onde vivem – declarou o secretário da juventude, Salvino Oliveira.

Parceria com o Pólen

A parceria com o Pólen Unisuam traz o suporte de especialistas de mercado, consultores, empreendedores e acadêmicos com experiência comprovada em aceleração de negócios inovadores para ajudar no amadurecimento das ideias e projetos inscritos. Todos os membros das equipes vencedoras vão receber uma bolsa de estudos integral de graduação na Unisuam.

– O Favela Inova é apenas norteador para jornada empreendedora dos jovens, pois eles já são uma potência. Eles conhecem mais do que ninguém a sua realidade, as dores da sua localidade e nosso papel é apenas viabilizar o acesso e oferecer as ferramentas necessárias para lapidar essas ideias e negócios incríveis que chegam por meio do programa – ressaltou Diego Braga, gestor do Pólen, Polo de Inovação da Unisuam.

Na primeira edição do Favela Inova, foram contemplados 12 jovens de comunidades do Rio de Janeiro com bolsas de 100% na graduação no Centro Universitário Augusto Motta.

Em 2021, a iniciativa entre a JUVRio e o Pólen Unisuam buscou potencializar o perfil empreendedor já existente nas favelas e periferias da cidade e dar sustentabilidade às ideias inovadoras desenvolvidas nesses territórios. Foram dois meses de ação, com mais de 900 horas de mentorias e 89 empresas inscritas para chegar aos campeões do Favela Inova.