Universidade Veiga de Almeida recebe etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Além da competição, evento contará com palestras, oficina e exposição de robótica gratuitas para todas as idades, das 8h às 17h

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) sediará no próximo sábado, dia 13 de agosto, das 8h às 17h, a etapa regional do Rio de Janeiro da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2022, no campus Tijuca da instituição. O evento é gratuito e aberto à população. A expectativa da organização é receber cerca de 700 pessoas, de todas as idades.
 

“A robótica contribui com a aprendizagem em diversos aspectos, além de desenvolver conhecimentos relacionados à ciência e à tecnologia. Permite que crianças, por exemplo, sejam estimuladas a analisar e solucionar problemas de forma mais lúdica, melhorando seu raciocínio lógico”, ressalta Thiago Gabriel, professor dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação da UVA e conselheiro da OBR.
 

Ao todo, 56 equipes de robóticas formadas por estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas da cidade disputarão vagas na etapa nacional da OBR 2022, que acontecerá de 17 a 22 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP).
 

A competição deste sábado simulará o resgate de vítimas em ambientes hostis para os seres humanos. Para isso, os robôs deverão superar terrenos irregulares, transpor caminhos com redutores de velocidade, desviar de obstáculos e subir rampas.
 

As equipes são compostas por até quatro competidores e estão divididas em dois níveis: 1, voltado a alunos do 1º ao 8º anos do ensino fundamental; e 2, para estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e dos ensinos médio e técnico. Serão realizadas três rodadas ao longo do dia, com diferentes graus de dificuldade.
 

Além da competição da OBR, o evento na Veiga contará com atividades gratuitas para todas as idades. Das 9h às 15h, serão realizadas quatro palestras temáticas: Utilização de jogos e aplicativos como recurso na educação sexual nas escolasConstrução de jogos com UnityDimensões do metaverso; e Fuzzy Logic: a Inteligência Artificial por trás dos robôs.
 

O público também poderá participar da Oficina de Scratch: criação de jogos e projetos interativos com programação em bloco, das 13h30 às 14h25, conduzida pela coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica da UVA, Viviane Japiassú, e visitar uma exposição dos robôs de competição das principais equipes do Rio, como a RedBone (UVABots), da UVA; a MinervaBots, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e a UERJBotz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

SERVIÇO

Regional Rio da Olimpíada Brasileira de Robótica 2022

Quando: 13 de agosto, das 8h às 17h

Onde: Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Endereço: Rua Ibituruna, 108 — Tijuca — Rio de Janeiro (RJ)

Entrada gratuita

Informações e inscrições para a programação paralela (palestras e oficina): clique aqui