Aula magna na UFF de Macaé aponta desafios da Universidade no século XXI

O ex-reitor da Uerj, Ricardo Lodi, candidato a deputado federal pelo PT-RJ, participou da aula magna do pré-vestibular social da Universidade Federal Fluminense (UFF)

O ex-reitor da Uerj, Ricardo Lodi, candidato a deputado federal pelo PT-RJ, participou da aula magna do pré-vestibular social da Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Macaé, na manhã deste sábado, sobre os desafios da Universidade no século XXI.

O evento, organizado pelo Coletivo #Vem Vida, Educação e Movimento, reuniu mais de 180 estudantes e contou com a presença do professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Uerj, Elias Jabbour e do vice-diretor do Instituto de Ciências Sociais da UFF, Giuliano Alves.

De acordo com Ricardo Lodi, o futuro da educação no Brasil está em disputa. “Existem dois projetos, um que caminha para o contingenciamento, colocando em risco o financiamento das universidades até o fim deste ano, e o outro que cresce, expande, dialoga com a comunidade e muda a vida das pessoas”, declarou Lodi, lembrando as ações implementadas durante sua gestão na Uerj, que conseguiu quintuplicar os recursos para investir na permanência estudantil, por meio do recebimento do índice de 25% para a educação, previsto pela Constituição Federal.

Para ele, é preciso garantir orçamento para a educação, bem como
viabilizar ações como o pré-vestibular social, que atuam diretamente junto às comunidades, possibilitando o acesso à universidade.

“O desinvestimento na Ciência e Tecnologia está harmonizado com o processo de desindustrialização no Brasil. Precisamos reverter isso para construir uma sociedade livre justa e igualitária, com investimento em educação pública,  gratuita e de qualidade, visando o desenvolvimento econômico no nosso país”, concluiu Lodi