Primavera deste ano começa às 22h04 no dia 22 de setembro

De Criança Para Criança utiliza temas diversos como esse e inova o conteúdo e o aprendizado escolar

O início da Primavera este ano já tem dia e hora marcados no Brasil. Começa exatamente às 22h04 do dia 22 de setembro. Neste momento acontece o equinócio da Primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração. A estação das flores segue colorida até 21 de dezembro, e dá espaço ao verão, e será influenciada, pela terceira vez consecutiva, pelo fenômeno La Niña, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).


Esse período prolongado do La Niña apenas ocorreu outras duas vezes desde 1950, de 1973 a 1976 e de 1998 a 2001, conforme a OMM. A Organização afirma que modelos matemáticos indicam que o fenômeno climático, iniciado em outubro do ano passado, poderá se estender até o início de 2023.


A La Niña é caracterizada pelo resfriamento das águas superficiais de partes do Pacífico Equatorial e mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando na temperatura e chuva em várias regiões do mundo, inclusive América do Sul. No Brasil, durante La Niña, ocorre mais chuva nas regiões Norte e Nordeste e chuvas abaixo da média na Região Sul, além de uma pequena redução na temperatura nas regiões Sudeste e Sul.


Aspectos sobre clima, meio ambiente e geografia são matéria-prima para o programa Criando Juntos, um dos principais projetos da startup de educação De Criança Para Criança. O Criando Juntos estimula o interesse dos estudantes por diferentes aspectos das disciplinas escolares, através de atividades mão na massa, com vídeos que são exibidos no canal da plataforma de inovação educacional.


Na metodologia, os alunos, sob a mentoria do professor, criam histórias, desenham e narram essas histórias, baseadas nos conteúdos propostos pelas diferentes áreas do conhecimento. Qualquer tema ou assunto pode ser transformado em vídeo no Criando Juntos. Depois de pronto o material, professor e alunos enviam o conteúdo (história, desenhos e narração) pelo celular, através da plataforma colaborativa desenvolvida pelo De Criança Para Criança, para que a equipe do programa produza desenhos animados.

Primavera deste ano começa às 22h04 no dia 22 de setembro e é tema interessante para falar de clima e meio ambiente com as crianças em sala de aula
Primavera deste ano começa às 22h04 no dia 22 de setembro e é tema interessante para falar de clima e meio ambiente com as crianças em sala de aula


Entre os vídeos produzidos pelos alunos sobre o tema Primavera estão “Tudo sobre Flores” (Link), que promove uma analogia entre o meio ambiente e as relações humanas; “A Abelha e a Flor” (Link), sobre a importância da preservação da natureza e os estragos causados pela poluição; e “As Estações do Ano” (Link), com apelo bastante didático, informações sobre ciências, física e astronomia.


“Utilizamos materiais e conteúdos do dia a dia da educação e colocamos os alunos no protagonismo dessa história, com criatividade e inovação, para que eles possam mostrar sua versão em uma nova forma de ensino e aprendizado. A proposta é destacar os alunos como autores, redatores, desenhistas, diretores do próprio conhecimento, a partir das disciplinas que estão estudando”, afirma o sócio da startup, Vitor Azambuja.



Equinócio da Primavera em 2022

22 de setembro às 22h04

Vídeos do Criando Juntos sobre a Primavera

Tudo sobre Flores –Link

A Abelha e a Flor –Link

As Estações do Ano –Link

Sobre o De Criança Para Criança

O programa De Criança Para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da Startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma metodologia chamada “Criando Juntos”, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que, enviadas através de uma plataforma colaborativa, serão transformados em desenhos animados feitos pelo De Criança Para Criança, expandindo os horizontes educacionais