Qual a importância da educação financeira nas escolas?

Se você tivesse uma crítica aos seus anos escolares, o que seria? Para muitos, provavelmente seria a relevância dos assuntos que foram ensinados e quão úteis eles se tornaram. 

Seja fórmulas algébricas em matemática, ou uma compreensão das reações químicas na ciência, é justo dizer que apenas um pequeno número de nós levou esse conhecimento adiante para nossas vidas adultas.

Com isso em mente, a pergunta frequentemente feita é: por que não é ensinado assuntos mais relevantes e úteis para a vida adulta? Um desses temas é a educação financeira nas escolas – um tema relevante para cada um de nós. 

Pesquisas recentes mostraram que 79% dos adultos não aprenderam educação orçamentária e financeira em sua infância, e isso acarretou em endividamentos e inadimplências na vida adulta.

Continue lendo para saber mais.

Endividamento das famílias brasileiras atinge nível recorde em 2022

Inflação crescente. Crescimento mais lento. Aperto das condições financeiras. E endividamento.

Nos últimos meses, a invasão russa à Ucrânia agravou os riscos para a economia global.  No entanto, na véspera da guerra, muitos países, como o Brasil, já estavam sofrendo impactos na economia, devido também, às consequências do COVID-19. 

Preços do petróleo disparados, taxas de juros subindo em todo o mundo, renda baixa e a inflação resultaram no endividamento de milhares de pessoas, que em meio às necessidades precisaram fazer empréstimos, fizeram ainda mais contas, e deixaram de pagar as contas que já tinham. 

Estima-se que 77,7% das famílias brasileiras estão endividadas. Esse dado representa um aumento de quase dez pontos em comparação ao mesmo período do ano passado. 

De acordo com o Serasa, atualmente há atualmente 66,6 milhões de pessoas que estão com os nomes negativados por dívidas. 

Um levantamento da pesquisadora da CNC, Izis Ferreira, mostrou que nas famílias mais pobres, o endividamento aumentou para complementar a renda, devido à inflação, que aumentou os preços dos itens básicos, como alimentação, medicamentos e habitação.

Já no caso das pessoas com renda maior, de acordo com a pesquisa, as dívidas foram motivadas principalmente pelo uso do cartão de crédito em 82,6% do casos, seguido pelos carnês com 18,1%, financiamento de carro com 11,6%, e por fim, financiamento de casa com 9,1%.

Em tais circunstâncias, a história mostra que é preciso apenas mais um evento inesperado para desencadear uma crise.

É nesse cenário que entra a necessidade de educação financeira nas escolas.

A educação financeira nas escolas é hoje uma das preocupações crescentes dos governos a nível nacional e internacional, é uma das oito principais competências defendidas pelo G20.

Considerada essencial na educação infantil, não apenas para proteger e melhorar o bem-estar financeiro e qualidade de vida das pessoas, mas também para promover avanços na economia como um todo.

Os benefícios da educação financeira nas escolas

Os benefícios são incontáveis, mas vamos nos atentar à dois principais

  • Prepara as crianças para evitar erros financeiros prejudiciais na vida adulta 

Como qualquer adulto sabe, gerenciar finanças é uma habilidade vital para a vida. Infelizmente, muitos jovens não recebem instruções adequadas sobre como lidar com o dinheiro. 

Como resultado, eles muitas vezes cometem erros financeiros que podem ter consequências duradouras. 

Por exemplo, deixar de pagar contas de cartão de crédito em dia pode prejudicar a pontuação de crédito, dificultando a qualificação para empréstimos ou outras formas de crédito no futuro. 

Ensinar crianças e adolescentes sobre orçamento, poupança e investimento em uma idade precoce pode ajudá-los a evitar cometer erros financeiros comuns. 

Com uma base sólida na alfabetização financeira, os jovens estarão melhor equipados para tomar decisões financeiras sólidas que podem levar a uma vida de estabilidade financeira e sucesso.

  • Auxilia na construção de uma nova sociedade e à impulsionar a economia 

A alfabetização financeira é fundamental porque proporciona uma compreensão sólida do impacto que as decisões financeiras individuais têm sobre a economia. 

As crianças que aprendem sobre gestão de finanças desde cedo estarão mais preparadas para tomar decisões que promovam uma economia saudável.

 A alfabetização financeira também fornece aos indivíduos o conhecimento de que precisam para navegar nas finanças em tempos de emergência, como durante uma crise econômica. 

Embora o futuro não possa ser previsto, aqueles que são alfabetizados financeiramente estarão melhor preparados para enfrentar qualquer cenário e ajudar a estabilizar a economia de seu país.

O importante papel da educação financeira nas escolas para a sociedade

Vários estudos têm demonstrado que uma melhor educação financeira, desde cedo, pode ser benéfica, especialmente em termos de prevenção de dívidas. 

Estudos já mostraram que pessoas com uma boa compreensão de conceitos e riscos financeiros têm duas vezes mais chances de tomar melhores decisões financeiras e gerenciar seu dinheiro melhor do que aquelas que não o fazem. 

Da mesma forma, o nível de educação financeira influencia positivamente os comportamentos financeiros das famílias, incluindo a capacidade de planejar um orçamento de longo prazo.

As virtudes da educação financeira são numerosas. A nível nacional, a alfabetização financeira contribui para o fortalecimento da estabilidade financeira e do crescimento da economia do país. 

O nível de habilidades financeiras dos brasileiros, por exemplo, pode influenciar fortemente seu consumo e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento do país. 

Dessa forma, a educação financeira pode promover a eficiência econômica e equidade social.

Educação financeira: solução para lidar efetivamente com crises econômicas e endividamentos

Você já teve ou está com problemas financeiros? Já deixou de pagar alguma conta, e elas se acumularam por falta de recursos? Ou pior, já teve seu nome sujo?

Essas situações acontecem frequentemente com a grande maioria dos brasileiros, e também aconteceu com o Wesley Martins educador financeiro, que vivia apenas com um salário mínimo. 

E acredite, não precisa de um cenário de crise, para o endividamento acontecer, basta a falta de conhecimento sobre gestão financeira pessoal.

Com muito esforço Wesley conseguiu encontrar o segredo para dominar sua vida financeira e sair do cheque especial, e hoje, o educador financeiro tem o propósito de passar esse conhecimento adiante, ajudando milhões de pessoas a aprender como administrar bem a vida financeira, sair de endividamentos, além disso a se tornarem investidores.

Se você é um dos 79% de brasileiros que nunca tiveram acesso à educação financeira e hoje vive em endividamento, os conteúdos ensinados pelo educador Wesley podem ajudá-lo!

No site Se torne Investidor, você pode encontrar diversos conteúdos gratuitos sobre investimentos diversos, informações sobre poupança de dinheiro, dicas para fazer renda extra e conseguir mais dinheiro, dicas sobre cartões, e muito mais. 

E além disso no site você também pode aprender o passo a passo para investir sozinho, através do curso gratuito “Começando a investir”, que pode te auxiliar na busca de uma melhor qualidade de vida.

O site é um recurso para as pessoas nunca tiveram a chance de aprender efetivamente sobre finanças. Vale a pena conferir!

Conclusão

A alfabetização financeira deve começar cedo. Quando as crianças são ensinadas sobre gestão financeira e investimentos na escola, elas aprendem a usar efetivamente o dinheiro. 

Isso permite que eles tomem decisões mais sábias quando se trata de suas próprias finanças no futuro, e também em cenários de crises como o que vivemos hoje. 

Além disso, ao aprender sobre alfabetização financeira no início, as crianças são mais propensas a desenvolver bons hábitos que levarão à estabilidade financeira mais tarde na vida e na sociedade. 

No entanto, sabemos que ainda não há uma perspectiva para que isso aconteça nas escolas, pois demanda investimento do governo em projetos e qualificação dos professores.

Mas não se preocupe, pois a educação começa em casa. E através do site Se torne Investidor que em menos de 2 anos de projeto, já havia alcançado mais de 5 milhões de pessoas, você pode aprender sobre gestão financeira para aplicar na sua vida, e também repassar o conhecimento para os seus filhos.