Professores do Rio fazem autoavaliação em cultura digital

Os professores das escolas municipais da cidade do Rio já podem acessar a ferramenta online “Impressões Digitais: Autoavaliação da Cultura Digital na Rede” e responder ao questionário

Os professores das escolas municipais da cidade do Rio já podem acessar a ferramenta online “Impressões Digitais: Autoavaliação da Cultura Digital na Rede” e responder ao questionário que permitirá à Prefeitura saber como esses educadores se relacionam com o tema, em três dimensões: pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional. A iniciativa possibilitará ainda a elaboração de políticas públicas destinadas à área, que terão impacto na qualidade da formação desse servidor e do ensino oferecido na capital.

A partir das respostas para 25 questões, o educador receberá seu resultado individual, sugestões de aprimoramento e conteúdos complementares ao seu aprendizado. Desenvolvido pela MultiRio, com a Secretaria Municipal de Educação, o material pode ser acessado em www.multi.rio/impressoesdigitais até o fim de outubro.

É possível preencher o formulário em etapas, e, ao dar as respostas, o professor deve marcar a opção que mais se aproxima de sua realidade. O resultado é estruturado em cinco níveis, que vão do estágio inicial até o mais elevado de entendimento da cultura digital, que permite ao profissional compartilhar seu conhecimento com outros professores.

Uma nova aplicação da ferramenta está programada para 2024