Profissão influenciador digital ganha espaço com o Novo Ensino Médio

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

A proposta do Novo Ensino Médio aos poucos vai tomando forma nas instituições de ensino que, em meio a tantas novidades, estão no processo de colocar em prática as mudanças.

Tendo isso em vista e com o objetivo de engajar mais os alunos nas aulas, o SAS Plataforma de Educação inseriu em seu portifólio de soluções educacionais a possibilidade de os estudantes escolherem áreas de conhecimento que desejam se aprofundar, conforme proposto pela reforma, mas de uma maneira inovadora. A ideia é colocá-los em contato com as diversas profissões existentes, desde as tradicionais até as mais recentes, permitindo, desde cedo, que reconheçam a importância de cada formação e possam escolher a que mais se adequa aos seus planos de vida, além de trazer questões do dia a dia e do seu interesse para serem debatidas em aula.

Para isso, o SAS incluiu em seus materiais pedagógicos para o Ensino Médio conteúdos aprofundados no leque de opções de carreira disponíveis no mercado, para que o aluno tenha mais visibilidade e entendimento sobre elas ao longo dos três últimos anos de escola. A trilha “Muito Além da Influência”, por exemplo, fala sobre as carreiras que envolvem a argumentação e trabalham com a opinião pública e a comunicação no geral, como jornalistas, publicitários e até mesmo os influenciadores digitais, permitindo vivenciar o cotidiano dessas profissões, em especial, a última, que vem ganhando cada vez mais adeptos.

Segundo o Professor e Coordenador de Ensino e Inovações do SAS, Vinícius Beltrão, “nas trilhas, os assuntos tratados trazem a perspectiva de analisar situações que rondam a nossa sociedade por meio de um viés prático, para instigarmos o discente a pensar em uma solução e colocar a mão na massa. Sendo assim, os saberes acadêmicos nas trilhas do SAS sempre estão ligados as vivências de carreiras e cotidiano.” Outro exemplo é a trilha “Fechando a Conta”, onde a plataforma propõe que os alunos trabalhem, por meio de um viés prático, matemática financeira partindo da realidade de alguém formado em contabilidade, administração de empresas etc., instruindo-os também a iniciarem pequenos planejamentos financeiros e preparando-os para que tenham um melhor controle de seus recursos no futuro.

Para 2023, o SAS Plataforma de Educação anunciou recentemente em uma live em seu canal do YouTube quais serão as novas trilhas para os alunos do segundo ano do Ensino Médio e o que cada uma irá abordar em sala de aula. O macro tema de Linguagens e suas Manifestações, por exemplo, abordará duas trilhas: a primeira delas voltada para a Literatura e Arte, onde traz a representação social e como a comunidade é representada por meio das obras, artistas e identidades; e a segunda voltada para Cultura e Movimento, onde se ressalta a importância da linguagem corporal e dimensão lúdica por meio de jogos, danças etc.

Com isso, o SAS reforça a importância de os aprendizados escolares estarem em consonância com o futuro dos jovens que irão migrar futuramente para o mercado de trabalho, sendo eles úteis para as diversas possibilidades de carreira. Além disso, o projeto do Novo Ensino Médio demanda que os colégios estejam preparados para alinhar seu currículo com o contexto social do aluno e da região, podendo ser personalizados de acordo com as suas particularidades.

Compartilhe esta notícia