Empresas no RJ apostam na divulgação com vídeos online em busca de maior alcance

O mercado no Rio de Janeiro está ficando cada vez mais digital, e alguns números recentes divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) comprovam isso. A ideia das empresas é aumentar a presença no mundo digital, e assim buscar mais divulgação nos meios de comunicação. Os vídeos online se transformaram na principal ferramenta dos empresários cariocas, pois é o formato de conteúdo que mais cresce em todo o Brasil.

Segundo a Fecomércio-RJ, o número de empresas que não possuem pontos de vendas digitais no estado ainda é de 75%. Um número alto, mas que está em queda acentuada, principalmente após a crise enfrentada em 2020. Entre 2016 e 2018, essa taxa esteve sempre acima dos 80%, o que mostra uma tendência de digitalização do setor nos últimos anos. Algumas empresas conhecidas do público, como a Rede Globo, a Rio Ecosol e a Do Bem, se transformaram em referências no assunto.

Todas essas marcas apostaram no uso dos vídeos online em busca de maior alcance e público. A empresa de sucos Do Bem, por exemplo, tem uma grande presença nas redes sociais com esse formato de conteúdo. São quase 2 mil seguidores no canal do YouTube, que conta com mais de 11 milhões de visualizações no total. Um número que comprova todo o sucesso online que a marca conseguiu ao ingressar na internet. Essa é uma tendência que várias outras empresas do RJ também estão seguindo.

Essa tendência faz com que o comércio fique cada vez mais próximo dos vídeos online. Recentemente, um acordo entre a Shopify, uma das principais plataformas de lojas virtuais do Brasil, e a rede social TikTok fez surgir uma parceria inédita. A mídia digital focada em vídeos curtos vai contar com uma aba que facilite o acesso dos usuários aos produtos que aparecem nos conteúdos da rede. Ou seja, é uma forma criativa de unir os vídeos online com o e-commerce.

Outras formas de usar os vídeos

Apesar do grande sucesso das postagens nas redes sociais, seja com o TikTok ou com o Instagram, essa não é a única forma de conseguir destaque. A empresa InVideo, por exemplo, possui uma ferramenta gratuita de criação de slideshow interativo e com diversos recursos. O objetivo é fazer com que o usuário, seja de empresa grande ou pequena, crie um slideshow criativo usando a biblioteca de imagens, vídeos e músicas que o software online possui. Assim, uma apresentação da empresa fica ainda mais chamativa e causa maior impacto, seja para as redes sociais ou para alguma reunião particular.

Todas essas funções e recursos mostram que os vídeos online possuem uma grande variedade de uso. As lojas de roupa no RJ sabem utilizar isso muito bem, e podem servir como referências. É o caso da tradicional FARM, que usa as plataformas digitais para marcar mais presença no público fã de moda. A empresa carioca ficou famosa pelas produções audiovisuais, seja em formato de slideshow ou até mesmo em campanhas publicitárias voltadas para o YouTube e para outras plataformas de compartilhamento de vídeo.

Os vídeos online representam uma boa parte do tráfego da internet no Rio de Janeiro, e a tendência é de crescimento no futuro. Com quase 80% da população brasileiro com acesso à internet, é de se esperar que esse formato de conteúdo continue a ganhar importância. As empresas cariocas que souberem aproveitar isso logo, como citamos em alguns exemplos, podem garantir que o estado se transforme em uma referência neste setor digital.