Análise SWOT: Dr. Maciel de Carvalho explica seus benefícios e ensina a aplicá-la em seu escritório

Maciel de Carvalho, também conhecido como Dr. Carvalho, é original de Brasilia-DF e tem formação em Direito, Filosofia, Teologia e Administração de Empresas. Pós Graduado em Código de Processo Civil, Código Civil, Código de Processo Penal, Código Penal, é Mestre em Filosofia, MBA em Gestão de Empresas e Negócios Internacionais, além de MBA em Finanças e Gerenciamento de Projetos.

No Instagram, o empreendedor já soma cerca de 430 mil seguidores que acompanham e admiram o seu trabalho, além dos milhares de alunos do seu curso reconhecido nacional e internacionalmente, “Método Carvalho Empreender Jurídico” direcionado à advogados.

Dr. Maciel de Carvalho explica que uma das ferramentas mais importantes na hora de fazer o planejamento estratégico do seu negócio é a análise SWOT, que consiste na avaliação do cenário atual do empreendimento.

Em outras palavras, a análise SWOT faz um diagnóstico de todo o ambiente interno e externo da organização. Dessa forma, é possível adotar uma melhor tomada de decisão e colocar em prática planos de ação mais estratégicos e eficazes.

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão utilizada no planejamento estratégico das empresas, servindo, principalmente, para a análise de cenários e possibilidades antes da implementação de novos projetos ou negócios, a fim de reduzir riscos.

Dr. Maciel explica que a ferramenta é muito útil para inúmeros processos empresariais, como a criação de novos produtos, campanhas e demais iniciativas de marketing e gestão.

O empresário esclarece dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta.

A análise SWOT é feita por meio do preenchimento de uma matriz formada por quatro quadrantes, que abrangem fatores positivos e negativos, do ambiente interno e externo da organização. Dr. Maciel detalha abaixo sobre cada um desses fatores.

Ambiente interno

Dr. Maciel de Carvalho nos conta que a análise do ambiente interno consiste na identificação das forças e fraquezas da empresa e que, esses aspectos, geralmente estão sob controle do negócio, que pode atuar e intervir neles. É o
caso de tecnologia e processos administrativos.

Forças

As forças são as vantagens competitivas do negócio, ou seja, as características, recursos, processos e aptidões que fazem a empresa se diferenciar da concorrência no mercado. São pontos positivos e vantagens que devem ser potencializados e reforçados no processo de planejamento estratégico da empresa.

Pensando em uma loja virtual de calçados, algumas forças prováveis seriam atendimento ao cliente personalizado, alta qualidade da matéria-prima utilizada e rapidez da entrega.

Maciel de Carvalho

Fraquezas

No caso das fraquezas, caracterizam-se pelos elementos que podem prejudicar o desempenho da empresa no mercado. Dr. Maciel salienta que é essencial ser bastante sincero na hora de identificar esses pontos, traçando a raiz de cada problema para encontrar soluções que as minimizem ou resolvam.

Para facilitar, alguns exemplos de possíveis fraquezas para uma loja virtual de calçados poderiam ser custos logísticos elevados, baixo valor percebido pelo consumidor e falta de segurança no site.

Ambiente externo

Diferentemente das forças e fraquezas, os fatores do ambiente externo não podem ser controlados pela organização, visto que eles são compostos pelas oportunidades e ameaças.

São aspectos relacionados tanto ao micro quanto ao macroambiente, envolvendo desde o poder de negociação dos fornecedores e a alta concorrência até crises econômicas, mudanças na legislação e desastres ambientais.

Oportunidades

Já as oportunidades, são fatores externos que impactam o negócio de forma positiva, podendo ser aproveitadas pela empresa para potencializar os seus resultados.

Para identificar esses aspectos, é essencial estudar a fundo as tendências de mercado e o comportamento do consumidor — sempre se embasando em pesquisas e dados reais, obviamente.

Dr. Maciel exemplifica: “Oportunidades para e-commerce poderiam ser ampliação de crédito ao consumidor e datas comemorativas como Black Friday, Natal e Dia das Mães.”

Ameaças

As ameaças, por sua vez, são acontecimentos e eventos que influenciam negativamente a empresa e o seu mapeamento é fundamental para prever possíveis conjunturas com antecedência, a fim de lidar com elas de forma mais eficaz, caso se tornem realidade.

Por exemplo, algumas ameaças comuns para uma loja virtual de calçados podem ser o surgimento de novos concorrentes no mercado, a retomada das compras presenciais, alta da inflação e greves dos Correios.

Dr. Maciel de Carvalho listou alguns dos inúmeros benefícios trazido pela ferramenta para o empreendimento:

  • maior segurança na tomada de decisão e elaboração de planos de ação;
  • entendimento da posição da empresa no mercado;
  • identificação de pontos de melhoria nos processos e produtos;
  • antecipação de tendências e oportunidades para a criação de novas soluções;
  • planejamento para situações de risco para o negócio;
  •  definição de metas e objetivos mais estratégicos.

Agora que você compreende o funcionamento e a importância da análise SWOT para a sua empresa, confira alguns passos essenciais, segundo Dr. Maciel, para colocar essa ferramenta na prática:

  • Levante dados: reúna informações internas da empresa, como os resultados dos principais indicadores-chave de desempenho, e colete dados dos concorrentes e do mercado como um todo;
  • Reúna percepções: também é importante considerar as percepções de funcionários, clientes, fornecedores e outros parceiros da empresa. Para isso, vale fazer sessões de brainstorming, entrevistas e pesquisas;
  • Monte a matriz SWOT: a partir dos dados e percepções coletados, preencha a matriz SWOT com as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças identificadas;
  • Mantenha a análise atualizada: refaça a análise SWOT periodicamente, para garantir que as estratégias e planos de ação mantenham-se assertivos e coerentes com o cenário atual da empresa.

Investir em uma assessoria e consultoria empresarial e financeira com Dr. Maciel de Carvalho, é possibilitar à sua empresa um aumento significativo na rentabilidade, além da otimização de processos, de forma segura, profissional, completa e efetiva. Dr. Carvalho fornece todo o planejamento direcionado ao crescimento e expansão da sua empresa, através de estratégias e métodos validados, com toda a praticidade, responsabilidade econômica e credibilidade, que são sua marca registrada.

Acompanhe mais sobre o trabalho de Dr. Maciel de Carvalho, através do Instagram@macielcarvalho_oficial