Escola de Impacto inspira estudantes do Rio de Janeiro a transformarem o mundo

Escola tem como objetivo transformar estudantes em cidadãos conscientes, com o foco em desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais

Com o intuito de formar protagonistas socioambientais no estado do Rio de Janeiro, a Escola de Impacto auxilia jovens que desejam aprender a tomar decisões de maneira responsável, gerenciar suas emoções com segurança e desenvolver a empatia. O curso oferecido pela Escola visa formar jovens empreendedores sociais, que direcionam seus conhecimentos e habilidades comportamentais para a criação de projetos inovadores de impacto social e/ou ambiental. Para participar do processo seletivo é necessário se cadastrar no site .

A Escola pretende formar os futuros agentes de transformação do país, despertando propósito e responsabilidade social em jovens de 14 a 19 anos para uma transformação coletiva. As aulas acontecem de forma online, com palestras, experiência de campo em trabalho voluntário e convívio com a diversidade. Proporciona o contato com ferramentas inovadoras, a partir de metodologia de Design Thinking (conjunto de métodos, ferramentas e técnicas que orienta a pensar e criar soluções baseadas nas necessidades, desejos, problemas e anseios).

O curso tem dois anos de duração, com encontros quinzenais, e é destinado a jovens de todo o Brasil. Os estudantes têm aulas de temas como sustentabilidade, direitos humanos, educação política, inclusão e desigualdade social, racismo, cultura de doação e filantropia, entre outros assuntos relevantes no contexto atual. Eles serão mentorados por especialistas, como Abílio e Geyze Diniz, Elie Horn, Celso Athayde, Edu Lyra, Caroline Celico, Rony Meisler, Priscila Cruz, dentre outros.

“Pretendemos transformar os jovens do Rio de Janeiro e de todo o Brasil em adultos questionadores, empáticos, conscientes e atuantes na transformação do mundo num lugar melhor para todos e que buscam desenvolver o seu comprometimento com a sociedade”, diz Vanessa Destéfani, diretora da Escola de Impacto.

Sobre a Escola de Impacto
Lançada em setembro de 2020, a Escola de Impacto é um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, competências de inovação e empreendedorismo voltadas ao impacto socioambiental para jovens. Tem o propósito de transformar o mundo em um lugar mais justo, plural e sustentável, contribuindo para o protagonismo de impacto desde cedo, além de oferecer um ambiente de escuta e busca de propósito, inclusivo, diverso e colaborativo. Sua missão é formar gerações de protagonistas socioambientais, disseminar a cultura ESG (Environmental, Social and Governance, em português, Ambiental, Social e de Governança) no Brasil