"Esperança": Portal Um Olhar lança exposição online

“Esperança”, palavra que desperta uma expectativa de que algo bom acontecerá, é o nome da exposição virtual que entra no ar através do Portal Um Olhar, na próxima semana, a partir do dia 14 de dezembro.

“Esperança”, palavra que desperta uma expectativa de que algo bom acontecerá, é o nome da exposição virtual que entra no ar através do Portal Um Olhar, na próxima semana, a partir do dia 14 de dezembro.

Organizada por Paola Bonelli, idealizadora da plataforma, a mostra online reúne seis artistas e seus olhares otimistas sobre o tema.

“Em tempos tão obscuros como os que estamos vivenciando, apostamos em um tema que fizesse um afago no espectador, mesmo que apenas acessando as imagens através do portal. A pandemia gerou o conceito e o desejo de realizar, e pretendemos fazer edições anuais, sempre nesta época. Todas as obras possuem preços bastante acessíveis e poderão ser adquiridas até encerramos a exposição virtual”, afirma Paola Bonelli.

Na tela redonda de Deborah Netto, que mistura em uma tela redonda técnica mista em acrílica e nanquim, flores nascem de uma terra árida e sem vida; Mari Salmonson imprime o inseto que dá nome à mostra utilizando a técnica “à mão livre digital”; Newton Lesme pinta em óleo sobre tela sua obra intitulada “Esperança e Fé”; Vera Roesler faz florescer um botão se abrindo em óleo sobre tela; Vilmar Madruga acende um foco de luz no fundo de uma pilha de carvões montada em uma tela, Virna Santolia eterniza em fotografia uma revoada de gaivotas brancas.

Todos os artistas são representados pelo portal Um Olhar e as obras ficam à venda até o dia 14 de janeiro de 2021. 

Saiba mais sobre os artistas

Deborah Netto

Brasileira, formada em Belas Artes/Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Deborah Netto
Deborah Netto

Pintora e Autora de Joias artísticas que são executadas em seu Ateliê onde também desenvolve trabalhos em tinta Acrílica sobre tela e aquarela, têmpera guache e nanquim, entre outros materiais sobre papel. Apaixonada pelas Artes, é uma pesquisadora em potencial estudando linguagens e materiais diversos.

Mari Salmonson

Começou na moda, e após trabalhar como estilista, a artista foi aprimorando seus talentos artísticos e ampliando atuação na área de arte, hoje a artista plástica Mari Salmonson divide seus dotes entre telas, murais, paredes, grafites e até canecas.

Mari Salmonson
Mari Salmonson

Apaixonada por lendas e culturas brasileiras a artista explora o tema em formas de gravuras que reverenciam a estética do cordel e xilogravura. Porém não é só de PB que Mari se alimenta artisticamente, hoje radicada em Chicago iniciou o projeto GRAFFITI FINDER, onde faz tours pela cidade pontuando e analisando obras muitas vezes efêmeras pelos muros da metrópole, recordando assim de seus próprios traços em murais por São Paulo.

Newton Lesme

Nascido no Mato Grosso do Sul, é museólogo formado pela UNIRIO. Lecionou no Projeto Artesão SENAC-RIO e Revivendo no CCJB.

Newton Lesme
Newton Lesme

Desde 1987 participa de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

Vera Roesler

Vera Roesler faz coro com os artistas que escolheram a desafiadora tradução do indecifrável pela simplicidade.

Vera Roesler
Vera Roesler

A artista redesenha em formas orgânicas dilemas ao mesmo tempo contemporâneos e atemporais, ressignificando a incompletude. É sobretudo a cerâmica – mas também há espaços para telas, cobre, mármore e madeira – que dá voz ao seu discurso alinhado às relações entre os homens e a natureza. São os resultados surpreendentes da argila que arrebatam a artista, suporte de uma simplicidade que preenche seus desejos, em suas próprias palavras.

Vilmar Madruga

Artista visual, curador e professor de arte, Vilmar Madruga nasceu no Rio Grande do Sul em 1951. Sua obra esteve presente em exposições nacionais e internacionais em Londres, Luxemburgo, Paris, Nova Iorque e Bagdá.

Vilmar Madruga
Vilmar Madruga

Como professor criou oficinas de arte em diversos presídios do Rio de Janeiro e foi um dos criadores da Casa da Paz em Vigário Geral, antigo palco da chacina de Vigário Geral, transformada na ocasião em polo de resistência à violência pelo projeto Viva Rio, numa das primeiras experiências de pacificação nas favelas. Um dos pioneiros da arte pública, Vilmar Madruga coordenou o projeto Rio Arte Pinta no Rio, fazendo intervenções urbanas em diversos pontos da cidade. Dos anos 90 para cá, Madruga coordenou a Galeria de Arte UFF e participou, ora como artista ora como curador de exposições no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Paço Imperial no Rio de Janeiro e em diversas manifestações artísticas e intervenções urbanas na cidade de Búzios e nos bairros de Santa Tereza e Morro da Conceição no Rio. Sua obra faz parte de acervos nacionais e internacionais como a coleção da Organização das Nações Unidas e a embaixada do Brasil no Iraque. Atualmente Vilmar Madruga é o coordenador da Galeria Reserva Cultural, voltada para novas experimentações no campo da arte, em Niterói.  

Virna Santolia       

Fotógrafa carioca há 20 anos, educou seu olhar nas revistas de moda e em aulas de história da arte.

Virna Santolia
Virna Santolia

Hoje fotografa moda, beleza, campanhas publicitárias, gastronomia e seu trabalho autoral. Das suas viagens e andanças surgem as fotos que estão expostas no portal.

Serviço:

“Esperança” – Deborah Netto, Mari Salmonson, Newton Lesme, Vera Roesler, Vilmar Madruga e Virna Santolia apresentam suas interpretações sobre o tema em exposição virtual no portal Um Olhar.

De 14 de dezembro de 2020 a 14 de janeiro de 2021

Portal Um Olhar

Endereço: www.umolhar.net

Instagram: /tvumolhar

Facebook: /umolhar.real

Link exposição Esperança: https://umolhar.net/2020/12/11/confira-a-exposicao-de-natal-esperanca-e-as-obras-a-venda/