ESPN exibe documentário “A Reinvenção do Futebol Arte”

Às vésperas da Copa do Mundo, a ESPN e o WatchESPN exibem o documentário “A Reinvenção do Futebol Arte”, uma coprodução da emissora com a Gullane, que apresenta uma profunda análise sobre a ligação entre o futebol brasileiro e a sociedade do país. O conteúdo retrata a derrota por 7 a 1 para a Alemanha como uma goleada entre tantas outras que a nação vem sofrendo nos últimos anos, mas fora de campo. Na TV, o filme vai ao ar no próximo domingo (10), às 12h, no canal ESPN. O especial pode ser assistido a qualquer hora pelo ESPN Play e WatchESPN.

“A Reinvenção do Futebol Arte mostra que é possível entender o futebol brasileiro como retrato da própria sociedade do país. Nos dois campos, o Brasil sofre com sérios problemas de corrupção e desigualdades e o filme traz importantes reflexões. Grandes nomes do esporte, da arte e da cultura foram entrevistados para traçar esses paralelos”, ressalta João Palomino, vice-presidente de Jornalismo e Produção da ESPN no Brasil.

“O documentário faz um paralelo entre o Brasil e o seu esporte mais popular, propondo uma reflexão entre nossos potenciais e nossas fraquezas. Vemos que o 7×1 no Mineirão vai além do futebol. Um esporte que já foi nossa união, agora evidencia a situação atual no país”, destaca Caio Gullane, produtor do documentário e sócio-fundador da Gullane.
Com direção de Eduardo Rajabally e narração do ator Augusto Madeira, o documentário aborda, de forma crítica, a corrupção na política e na CBF, o saudosismo de jornalistas e torcedores que “vivem do passado”, o negócio futebol que tornou os países pobres em exportadores de jogadores, o radicalismo dos dias de hoje nos estádios e no cotidiano, entre outros assuntos.
Uma seleção de craques de renome no futebol e fora dele foi escalada: além dos técnicos Tite, José Mourinho e Carlo Ancelotti, os jogadores Frank Ribery e Manuel Neuer são algumas das estrelas do futebol internacional que participaram do documentário, que tem também a participação de escritores, jornalistas, artistas, historiadores, antropólogos, treinadores e atletas brasileiros.