29 C
Rio de Janeiro
terça-feira, dezembro 1, 2020
- Publicidade -

Fórmula 1: Hamilton e o significado do recorde de vitórias

- Publicidade -

92 vitórias: Hamilton, o melhor de sempre?

No passado 25 de outubro se fez história na Fórmula 1. Lewis Hamilton se tornou o piloto mais vitorioso de sempre, com sua 92.ª vitória, ultrapassando as 91 de Michael Schumacher. Certamente que ninguém vence 92 Grandes Prêmios com base na sorte, como se estivesse jogando na Roleta77Portugal. Mas muitos defendem que a ida de Hamilton para a Mercedes foi uma espécie de jogada no número da sorte da roleta, garantindo o melhor carro do grid por 7 anos consecutivos, desde 2014. É o momento de refletir sobre a importância desse recorde.

O que diz a história

O recorde de vitórias em Grande Prêmio sempre foi altamente simbólico. Detido por vários pilotos na “madrugada” do esporte, no início da década de 50, se tornou pertença de Fangio na sequência de seus 5 campeonatos, em 1957. Na época, o recorde parecia impossível de alcançar; Fangio tinha quase tantas vitórias como todos seus adversários juntos. Mas 10 anos depois Clark alcançava sua 25.ª vitória, e pouco tempo depois chegava a vez de Jackie Stewart. O escocês tricampeão seguraria o recorde por 14 anos, pois o final dos anos 70 e início dos 80 foi de grande instabilidade tecnológica e esportiva, resultando em muitos vencedores diferentes.

Prost, Piquet e Senna

Em seguida, foi a vez de Alain Prost superar Stewart e conseguir o recorde de vitórias, com 28 – curiosamente também no GP Portugal, em 1987. Esse foi o ano do tricampeonato do carioca Nelson Piquet, que celebrou o Ano Novo de 1988 com 20 vitórias em seu currículo.

Mas Piquet já havia sofrido seu famoso acidente na curva Tamburello, nesse mesmo ano de 1987, que o deixou algo diminuído para pilotar por meses (mesmo assim conseguindo a proeza de bater Mansell no final!). A mesma curva que tiraria a vida de Ayrton Senna, sete anos depois. Mesmo recuperado, o tricampeão carioca estava já na fase final de sua carreira e passaria longe dos números de Prost, que pegaria mais quatro carros bem competitivos até se retirar, em 1993, com 51 vitórias.

Piquet já não teria tempo, mas seu arquirrival paulista estava no início de seus anos mais gloriosos, tirou dois campeonatos da conta de Prost e muitas mais vitórias. Quis o destino que não tivesse oportunidade de ir em busca desse recorde e do de Fangio (5 campeonatos). Se ele tivesse pilotado as dominadoras Williams-Renault entre 1995 e 1997, certamente teria batido o recorde de títulos de Fangio, chegando ao 6.º título. E certamente conseguiria pelo menos mais 11 vitórias para ultrapassar Prost.

O padrão Schumacher

A história nos diz que Michael Schumacher elevou o que significa ser piloto de Fórmula 1 a um nível totalmente diferente. E a Ferrari também. McLaren e Williams já vinham conseguindo criar estruturas capazes de fabricar carros vencedores por vários anos, mas a Ferrari e Schumacher levaram o conceito a um nível totalmente novo. Daí que os 7 campeonatos e as 91 vitórias do alemão parecessem, em 2006, inalcançáveis.

Um esporte bem diferente

Mas o que se passa é que o esporte evoluiu neste caminho: estabilidade de regras e os milhões de dólares investidos pelas equipes criou condições para a criação de ciclos vencedores mais longos. Daí a era Red Bull (2010-2013) e a era Mercedes (2014-atualidade). Além disso, se tinha 8 corridas por ano na década de 50 e 16 na década de 80, agora tem 21 corridas e o objetivo é que aumentem ainda mais no futuro.

Comparações entre pilotos de épocas diferentes não têm lugar. Schumacher não tirou o lugar de Senna, como Hamilton não tira o lugar de Schumacher, como nenhum tirou o lugar de Fangio. O recorde de vitórias talvez não seja, absolutamente, critério para apontar o melhor de sempre. Mas Hamilton fez tudo certo: se bateu com Alonso em sua estreia na F1 (ninguém mais chegou perto do espanhol!), venceu pelo menos uma prova por ano em todos os anos de sua carreira e se bateu livremente com Rosberg e Bottas, além de Vettel, nesses últimos anos Mercedes.

Em uma entrevista com o também carioca Marcus Zamponi, em 1993, Piquet falou: “Na Fórmula 1, meu amigo, o que vale é resultado, o resto é conversa fiada.” Ninguém pode tirar Hamilton de seu lugar na galeria dos melhores.

- Publicidade -

Veja Também

Kiko Soares lança dueto com Beth Carvalho: “Pagode do Trem”

Kiko Soares chega bem acompanhado neste seu primeiro single, que lança nesta semana em que se comemora o dia do samba: Beth Carvalho divide com ele os vocais de “Pagode do Trem”
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Horóscopo de quarta-feira 02 de dezembro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 02 de dezembro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Clientes Giro terão 30 dias grátis em aplicativo de jornais e revistas

Além de ganharem um mês pelo uso da Bebanca, os interessados vão contar com 70% de desconto na plataforma do parceiro posteriormente

Kiko Soares lança dueto com Beth Carvalho: “Pagode do Trem”

Kiko Soares chega bem acompanhado neste seu primeiro single, que lança nesta semana em que se comemora o dia do samba: Beth Carvalho divide com ele os vocais de “Pagode do Trem”

Livro RioFilme: O cinema carioca na lente da história será lançado no Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da RioFilme, realizará nesta quinta-feira (03/12), às 13 h, o lançamento do livro RioFilme: O cinema carioca na lente da história, na Biblioteca Parque

Agora é lei: Rio de Janeiro terá plano para enfrentamento da covid-19 na gestão dos servidores de limpeza urbana

O objetivo principal é a adoção de medidas de proteção epidemiológica com atenção especial para a saúde dos catadores de materiais reutilizáveis ou recicláveis e demais trabalhadores nos serviços de resíduos sólidos.

DF: Nova Lei do Gás pode contribuir para redução do preço do gás de cozinha

Ao passar por reajustes ao longo dos últimos meses, preço do gás de cozinha tem...
- Publicidade -