O argentino Sebastian Baez disputa pelo segundo ano seguido o título do Rio Open, apresentado pela Claro, neste domingo, às 17h30, diante do francês Alexandre Muller, que tenta seu levantar seu primeiro troféu de ATP 500 no saibro do Jockey Club Brasileiro, na Quadra Guga Kuerten.
Vencedor em 2024, Baez tem a possibilidade de ser o primeiro bicampeão de simples da história do maior torneio da América do Sul e repete os feitos de Diego Schwartzman e Carlos Alcaraz, que foram os únicos campeões a chegarem a uma final, mas tenta um final diferente deles, que foram derrotados.
Baez vence duelo argentino para repetir final no Rio Open
Baez atingiu neste sábado a sua nona vitória consecutiva no torneio, considerando as campanhas de 2024 e 2025, ao vencer neste sábado o também argentino Camilo Ugo Carabelli por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/1.
Ele disputará sua nona final da carreira no circuito ATP, em busca do sétimo título. Além do Rio Open de 2024, ele tem os troféus de Estoril em 2022, Winston-Salem, Kitzbuhel e Córdoba em 2023, e ainda de Santiago em 2024.
“Feliz e orgulhoso por todo o trabalho e mais do que nada pela semana que vem sendo, não apenas essa, a verdade é que eu estou me sentindo em evolução. Eu vinha de um final de ano bastante complicado e poder retomar a confiança, e aqui em um lugar tão especial, a verdade é que é algo muito lindo, que estou desfrutando muito”, disse Baez.
O argentino lembra que tem resultados muito bons no Brasil e ressalta o sentimento de jogar em casa no país e, em especial, no Rio de Janeiro, onde vem não apenas para jogar o ATP 500, mas também para treinar muitas vezes.
“O Brasil é especial para mim, sempre tive bons resultados aqui em Futures, Challengers e em ATP também. Me sinto muito confortável. Além de ter vindo para torneios, também vim treinar aqui, então é um lugar onde me sinto muito confortável. As pessoas também, mesmo não sendo brasileiro, me fazem me sentir muito bem também, é uma sensação muito boa a hora de sair da quadra central que me encanta como é a quadra, o estádio, tudo, e me traz sempre boas lembranças”, diz o argentino.
Francês evita final argentina e busca segundo ATP da carreira
Do outro lado da quadra estará um francês que se especializou em vencer partidas contra argentinos. Em jogos do circuito profissional em todos os níveis, Alexandre Muller venceu 15 e perdeu apenas uma contra tenistas da Argentina. Uma das vitórias foi na noite deste sábado, contra Francisco Comesaña, com parciais de 7/5, 6/7(3) e 6/3.

Após o jogo, Muller brincou com o retrospecto favorável diante de argentinos e citou uma possível vingança pela derrota da seleção francesa para a Argentina na final da última Copa do Mundo de futebol, no Qatar, em 2022.
“Não sei. Eu fiquei triste com a final da Copa do Mundo, então precisei mudar algo por todo o povo francês que ficou triste depois da final”, disse o francês, vestido com um boné do Flamengo que ganhou de uma criança no Jockey Club Brasileiro.
Muller tenta o segundo título da carreira e conquistou o primeiro na temporada atual, em Hong Kong. Ele já vai atingir o melhor ranking da carreira com a campanha no Rio Open e vem confiante por vitórias expressivas na última temporada contra adversários como Andrey Rublev, Arthur Fils e Felix Auger-Aliassime.
“Vai ser diferente porque é o primeiro ATP 500, os dois antes eram ATP 250, então estou muito feliz com a semana que estou tendo aqui no Rio e ansioso para a final amanhã. Contra Baez será um jogo bem físico, que vou ter que ter muita confiança. Vai ser um jogo complicado e quero tentar aproveitar essa chance da melhor maneira para terminar bem a semana”, disse Muller.
“Para mim é uma semana incrível no Rio, o torneio é fantástico. Todo mundo foi super legal comigo, eu gostei do Rio”, completou o francês que lamentou pelo torneio após ter vencido João Fonseca na primeira rodada.
PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO
Quadra Guga Kuerten – a partir das 17:30
Final – Alexandre Muller (FRA) vs [5] Sebastian Baez (ARG)