São Paulo – André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como Pampa, campeão olímpico de vôlei em 1992, faleceu nesta sexta-feira, 7 de junho, aos 59 anos.
Ele estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa devido a complicações pulmonares causadas por uma reação à quimioterapia durante o tratamento de um linfoma.
O que você precisa saber:
- Complicações pulmonares: Pampa faleceu devido a uma reação à quimioterapia.
- Carreira esportiva: Pampa foi campeão olímpico nos Jogos de Barcelona em 1992.
- Vida pós-esporte: Após se aposentar, Pampa atuou na política e administração pública.
- Contribuição ao vôlei: Jogou em vários clubes no Brasil e no exterior, destacando-se na seleção brasileira.
Carreira Esportiva
André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como Pampa, começou sua carreira no vôlei em Recife. Ele participou de sua primeira olimpíada em Seul, em 1988, e foi campeão olímpico nos Jogos de Barcelona, em 1992. Além disso, conquistou a medalha de ouro na Liga Mundial em 1993.
Leia também
- Star+ divulga o primeiro teaser e pôster de ''Limbo'', nova produção original que chegará em breve à plataforma
- Como a pandemia de coronavírus está afetando as maiores experiências físicas do mundo
- Samara Felippo aciona a polícia por racismo sofrido pela filha em escola de elite
- Prefeitura do Rio multa o prefeito de Magé em R$ 17.451,05 por descarte ilegal de resíduos
- Jornalista Artur Xexéo morre aos 69 anos
Conquistas e Clubes
Pampa jogou em clubes como Palmeiras e Suzano no Brasil, e também defendeu equipes internacionais como Lazio e Napoli na Itália, e Nec/Osaka no Japão. No entanto, foi na seleção brasileira que ele se destacou, sendo parte do time que conquistou o ouro olímpico de 1992.
Vida Política e Administração
Após se aposentar, Pampa seguiu carreira na política e na administração pública. Ele trabalhou no Ministério do Esporte entre 2000 e 2002, foi Secretário de Esportes de Suzano (SP) de 2007 a 2010, Secretário de Esportes de Campos (RJ) de 2013 a 2015 e assumiu a Superintendência Estadual de Esportes de Pernambuco.
Conquista Olímpica de 1992
Na conquista do ouro olímpico em Barcelona em 1992, Pampa era reserva, mas participou de momentos decisivos, como no jogo contra a Argélia, onde marcou três pontos consecutivos de saque, ajudando a equipe a vencer a partida. A equipe titular incluía Tande, Geovane, Marcelo Negrão, Maurício, Carlão e Paulão.
Vida Pessoal
Pampa era casado com Paula Falbo e tinha duas filhas, Isabella Maria, de 4 anos, e Rafaella Ferrer, de 36 anos. Seu apelido surgiu no início da carreira, quando a força de sua cortada foi comparada ao coice de um cavalo pampa.