De volta à Série A: como estão Botafogo e Vasco na Série B?

Enquanto Botafogo luta para se manter no G4, Vasco ainda busca vaga entre classificados para Série A

Com a conclusão do Brasileirão se aproximando, agora chegou o momento de os times da Série B correrem atrás do prejuízo, caso queiram garantir uma vaga na Série A. O Botafogo mantém a segunda posição no G4, seguindo o líder Coritiba de perto, enquanto o Vasco, na sexta colocação, está cada vez mais próximo de garantir um espaço entre os primeiros.

Na 30ª rodada do campeonato, o Vasco venceu o líder Coritiba por 2 a 1, aumentando suas chances de chegar ao G4 e deixando o Botafogo cada vez mais perto do título da Série B. Dos últimos cinco jogos, o time de São Januário perdeu apenas um para o Sampaio Corrêa, enquanto o quinto colocado CRB teve apenas uma vitória; já o quarto colocado, o Avaí, está há dois jogos sem ganhar.

De acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade de Minas Gerais (UFMG), no momento, o Vasco tem 18,9% de chances de se classificar para a Série A, mas esse percentual pode aumentar ainda mais nas próximas rodadas. Já o Botafogo se encontra bem mais tranquilo neste quesito, com 86% de chances de classificação para a Série A e 31% de vencer o campeonato.

Para a alegria dos vascaínos, as equipes do G4 não vêm de uma sequência de partidas muito satisfatória, então ainda pode haver muitas mudanças até a 38ª rodada. Dos quatro primeiros colocados, apenas o Avaí teve três vitórias nas últimas cinco partidas; os demais tiveram apenas duas e o restante se divide entre empates e derrotas.

A logística aplicada entre os dois times cariocas para alcançar um lugar entre a elite do Brasileirão também é uma das melhores da Série B. Indo desde a parte fisiológica até uniformes e roupas masculinas usadas nos treinos pelos atletas, ambos os clubes são uns dos mais preparados para retornar ao grupo do melhor que o futebol brasileiro tem a oferecer.

Na 31ª rodada, o Botafogo manteve a briga pelo título ao vencer o Brusque, por 3 a 0, mas ainda precisará torcer por mais um deslize do Coritiba, que também saiu vitorioso nesta rodada. O Vasco enfrentará o Náutico, que vem de uma sequência de três vitórias e também está lutando por uma posição no G4, apesar de estar mais distante que o Cruz-Maltino