Flamengo apoia oficina sobre amamentação na Favela do Acari

Incentivar e ressaltar a importância do aleitamento materno são os objetivos do encontro. Ação é parte do projeto Gestarte, que recebe especialista em lactação e Clube de Regatas do Flamengo.

O Espaço Cultural Mães de Acari abre as portas nesta quinta-feira, dia 18 de agosto, às 14h, para a Oficina de Amamentação do projeto Gestarte. A atividade será ministrada por Tatiana Fabiano, doula, enfermeira de família e consultora de lactação.

A ação integra o ‘Agosto Dourado’ e pretende abordar dúvidas e mitos sobre amamentação, exercícios práticos sobre a chamada pega correta, maneiras de como saber se o bebê está mamando bem, como agir em caso de dores e machucados, aleitamento x mercado de trabalho, dentre outros pontos.

Projeto Gestarte, na Favela do Acari, tem apoio do Flamengo
Projeto Gestarte, na Favela do Acari, tem apoio do Flamengo

O reforço fica por conta do Clube de Regatas do Flamengo, que participará e apoiará o evento através de seu time de Responsabilidade Social e Cidadania.

O evento faz parte do calendário Gestarte que, por meio de rodas e oficinas, atua pela desmistificação de assuntos sobre os períodos pré, durante e pós-parto a partir de uma perspectiva de favela e cultural.

Em celebração do marco de um ano de encontros presenciais do projeto, haverá ainda pinturas artísticas de barrigas e peitos para todas as participantes, integrando o público presente e compartilhando conhecimento.

Gestarte Acari tem o patrocínio dos editais FOCA – Fomento à Cultura Carioca e Re-Farm Cria/Instituto Precisa Ser e apoio do Coletivo Fala Akari e Só Arte Print Personalizados.

Sobre o Gestarte

Criado em 2021 por Flavia Casciano, mãe, moradora da favela do Acari, doula e educadora perinatal, o Gestarte tem como eixos centrais direitos reprodutivos, humanização do parto, bem-estar da gestante e da criança.

Suas ações objetivam a disseminação de informação sobre o universo gestacional pelo ponto de vista cultural, ampliando o olhar que, geralmente, é dado exclusivamente sob a ótica da saúde e dos direitos humanos.

Além de ajudar diretamente pessoas gestantes e puérperas, as atividades do projeto também as capacitam de forma que possam difundir dados e informações em seu círculo social, contribuindo para a construção de uma rede sólida e detentora de saber.

SERVIÇO

O QUE: Oficina de Amamentação

QUEM: Gestarte Acari, oficineira Tatiana Fabiano, Clube de Regatas do Flamengo

QUANDO: Quinta-feira, dia 18 de agosto, às 14h

ONDE: Espaço Cultural Mães de Acari | Rua União, nº 5c – Acari (ao lado do Gigantão)

COMO PARTICIPAR: Evento gratuito para pessoas gestantes, puérperas e lactantes e pessoas interessadas no tema