Não tem graça

Web revive piada estúpida de Bolsonaro com flamenguista: 'Não vai roubar meu celular'

Ex-presidente Jair Bolsonaro é criticado por comentário estereotipado durante passeio na Barra da Tijuca

O ex-presidente Jair Bolsonaro na Barra da Tijuca. Foto: reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro na Barra da Tijuca. Foto: reprodução

Rio de Janeiro – Na última sexta-feira (29), um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fazendo uma piada com o estereótipo de que torcedores do Flamengo são ladrões gerou polêmica. Durante um passeio na Barra da Tijuca, em abril, Bolsonaro perguntou a um flamenguista se ele não roubaria seu celular ao ser abordado para tirar uma foto.

O que você precisa saber

  • Jair Bolsonaro fez piada com torcedores do Flamengo, reforçando estereótipos.
  • Comentário gerou críticas de torcedores que se sentiram ofendidos.
  • Pesquisa do Datafolha mostra que 27% dos negros brasileiros torcem para o Flamengo.
  • Termos racistas como “mulambos” e “urubus” são comumente usados para se referir à torcida do Flamengo.

A Piada de Bolsonaro

Em um vídeo que ressurgiu na web, Jair Bolsonaro questiona em tom de piada se um torcedor do Flamengo roubaria seu celular. “Você não vai levar meu celular não, né?”, disse o ex-presidente. A brincadeira foi bem recebida por alguns apoiadores presentes, mas gerou desconforto entre muitos torcedores do Rubro-Negro.

Reações de Torcedores

A piada de Bolsonaro foi criticada por diversos torcedores do Flamengo, que se sentiram ofendidos pela perpetuação de estereótipos negativos. Um torcedor expressou sua indignação: “O que deve ter de flamenguista achando isso bonito, só para lamber culhão de político, não deve estar no gibi”, comentou.

Estereótipos e Racismo

A pesquisa do Datafolha revela que 27% dos negros brasileiros torcem para o Flamengo, uma representatividade que muitas vezes é alvo de estereótipos e termos racistas, como “mulambos” e “urubus”. Esses apelidos, embora adotados pelo clube, carregam conotações negativas associadas à pobreza.