25 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 11, 2025
InícioEsportesFutebolIrã busca milagre na Copa do Mundo, após classificação invicta nas eliminatórias

Irã busca milagre na Copa do Mundo, após classificação invicta nas eliminatórias

A seleção do Irã terá um grande desafio na Copa do Mundo da Rússia de 2018. Ao lado de Portugal, Espanha e Marrocos, os iranianos terão que lutar bastante para conseguir desbancar as seleções europeias e conquistar uma das vagas para as oitavas de final.

Comandada pelo português Carlos Queiroz, a seleção asiática disputará, pela primeira vez, duas Copas de maneira consecutiva. A primeira participação dos iranianos em Mundiais ocorreu em 1978, na Argentina. Com um empate em três jogos, terminaram em 14º entre 16 seleções.

 

O Irã só voltou a disputar uma Copa 20 anos depois. Em 1998, na França, perderam para Iugoslávia e Alemanha, mas conseguiram sua primeira vitória na competição, quando derrotaram os Estados Unidos por 2 a 1. Fora em 2002, o Irã voltou ao Mundial em 2006, na Alemanha, mas caiu ainda na primeira fase, com apenas um ponto conquistado contra a Angola.

Na última Copa, em 2014, no Brasil, a seleção asiática ficou no grupo F, juntamente com Argentina, Bósnia e Nigéria. Mais uma vez, os iranianos ficaram em último lugar no grupo, com apenas um empate e duas derrotas.

Com classificação invicta nas eliminatórias, Irã busca milagre na Copa
Com classificação invicta nas eliminatórias, Irã busca milagre na Copa

Para chegar ao mundial de 2018, o Irã passou por duas fases nas Eliminatórias Asiáticas. Na primeira delas, conseguiu seis vitórias e dois empates e se classificou em primeiro lugar de seu grupo.

Na fase seguinte, se classificou na primeira colocação em um grupo que tinha Coreia do Sul, Síria, Uzbequistão, China e Catar. Ao final, o país se classificou de maneira invicta. Foram 12 vitórias e seis empates, com 36 gols marcados e cinco sofridos.

Em 2017, a seleção iraniana disputou 11 partidas. Foram sete vitórias, três empates e uma derrota, em amistoso contra o Iraque.

Quem pode brilhar pelo Irã na Copa é o atacante Alireza Jahanbakhsh. Apesar do nome difícil, o jogador foi o primeiro asiático a ser artilheiro de uma liga europeia ao anotar 21 gols pelo time holandês do AZ Alkmaar.

O Irã chega para a sua quinta Copa do Mundo com uma difícil missão. Ficar à frente de Portugal ou Espanha e conquistar uma das vagas no grupo B será uma missão praticamente impossível para os iranianos.

Os iranianos estreiam contra Marrocos, em 15 de junho, em São Petersburgo. Cinco dias depois, enfrenta a Espanha, em Kazan, e encerra sua participação na primeira fase contra Portugal, em Saransk, dia 25.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes

Relacionadas

Parimatch Cassino online

Confira outros assuntos:

Mais Lidas