Zlatan Ibrahimovic: vitamina "Z" no futebol e nos negócios

Andrea Montolivo.

Roma, 12 nov (EFE).- Ele é um ícone do futebol, um perfil que empresas patrocinadoras se esforçam para conquistar. Seu nome, Zlatan, entrou no dicionário do idioma sueco como sinônimo de “dominar”. Aos 40 anos, ele investe em pádel, consultoria e alimentação.

“É quase mais um homem de negócios do que um jogador de futebol”, disse um de seus sócios à Agência Efe.

Agora, Ibrahimovic ameaça a classificação da Espanha para a Copa do Mundo. No próximo domingo, em Sevilha, a ‘Roja’ vai receber a Suécia pela última rodada do grupo B das Eliminatórias europeias e, caso perca para a seleção do país nórdico, terá que disputar uma dura repescagem para continuar sonhando em ir ao Catar.

O atacante sueco continua fazendo a diferença no futebol de elite e, ao mesmo tempo, está crescendo em sua carreira como empresário, com investimentos nos ramos de esporte, finanças e alimentos, com uma empresa de vitaminas que está revolucionando o mercado.

Um dos grandes artífices do renascimento do Milan, que voltou a ser protagonista no Campeonato Italiano, Ibrahimovic não se dá por satisfeito. Como se o brilho pelo time ‘rossonero’ não fosse suficiente, ele decidiu voltar à seleção sueca com o objetivo de disputar a última Copa do Mundo de sua carreira.

Giorgio Pautrie, fundador da empresa de suplementos alimentares “Dante SM” e sócio de Ibrahimovic desde 2019 no projeto do chiclete – e suplemento alimentar para energia mental – “Mind The Gum”, contou à Efe os segredos que fazem do atacante não só uma referência no futebol, mas também um empresário de ponta.

Se o futebol já lhe permitiu chegar ao topo do mundo, com 31 troféus conquistados – apesar de ainda buscar uma Liga dos Campeões -, Ibrahimovic também investiu com sucesso em quadras de pádel, as chamadas “Padel Zenter”, muito difundidas na Suécia e em fase de expansão também na Itália; em empresas de consultoria financeira, como a “Cirooo”, fundada em parceria com jogadores como Marco Verratti e o (já aposentado) brasileiro Maxwell, além de ser sócio da Mind The Gum.

“Ibra é quase mais um empresário do que um jogador de futebol. Quando conversamos, se pode notar que ele tem a mentalidade de um empresário, tem ideias e sabe como vendê-las. Ele é inteligente, promoveu-se como um personagem forte e confiante, e sabe que essa imagem funciona, vende. Mas, na realidade ele é mais tranquilo, mais do que disponível e trabalha com compromisso”, disse Giorgio Pautrie à Efe.

Pautrie abriu sua empresa em 2015 e uniu os conceitos de chiclete tradicional e suplementos alimentares, que fornecem vitaminas e outras substâncias benéficas. O resultado final está se tornando cada vez mais popular na Itália. Em 2019, Ibrahimovic tomou conhecimento do produto e instruiu seus representantes a falarem com a Dante SM para obter cotas.

“Ibra conheceu nosso produto por acaso, o experimentou e viu que gostou. Um dia, o representante de Ibrahimovic me ligou, e eu pensei que era um trote. Mas, depois, fui a um super escritório em Milão, e eles me propuseram Ibrahimovic para promover o produto”, contou.

“Eu disse ‘sim, ótimo, mas não tenho condições de pagar Ibra’. E eles falaram que financiariam o projeto, que Ibra queria ser nosso parceiro”, acrescentou.

O envolvimento na Mind The Gum é apenas um dos empreendimentos comerciais que Ibrahimovic lançou, pois ele também ofereceu sua imagem, e seus 55 milhões de seguidores no Instagram, para um aplicativo que promove o fitness digital, “Buddyfit”.

No entanto, nem todos os investimentos do sueco deram frutos. Sua empresa de moda, “A-Z” entrou em falência em 2018 com perdas significativas, e a imprensa internacional apontou um envolvimento suspeito de uma das empresas de propriedade da Ibrahimovic que tem participação em uma empresa de apostas sediada em Malta. EFE