Argentina empata com o Brasil e se garante na Copa; Equador e Peru vencem

(Atualiza com vitória do Equador sobre o Chile).

EFE/Juan Ignacio Roncoroni

Redação Central, 16 nov (EFE).- Brasil e Argentina fizeram clássico pegado e com grandes lances nesta terça-feira, no Estádio do Bicentenário, em San Juan, e empataram em 0 a 0, pela 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa de 2022, resultado que garantiu a classificação da seleção anfitriã para o Mundial.

EFE/Juan Ignacio Roncoroni

Também nesta terça, o Equador se consolidou na terceira posição, o Peru entrou na zona de repescagem, e o Uruguai ficou mais distante de uma vaga no Catar.

EFE/Juan Ignacio Roncoroni

Apesar de já estar garantida no Mundial e de não ter podido contar com seu principal jogador, o atacante Neymar, lesionado a equipe pentacampeã mundial não diminuiu o ritmo em relação aos outros jogos.

EFE/Juan Ignacio Roncoroni

A ‘Albiceleste’ teve mais a bola e criou mais, mas a melhor chance da partida foi da equipe visitante, com um chute do volante Fred no travessão, aos 14 minutos do segundo tempo.

Também foi marcante a carretilha aplicada por Vinícius Júnior, um dos mais destacados em campo, sobre Molina na ponta esquerda, aos 19. Contudo, na sequência da jogada, Lucas Paquetá teve a finalização bloqueada.

Os brasileiros ainda reclamaram devido a uma cotovelada do zagueiro Otamendi no atacante Raphinha, em lance em que sequer foi marcada falta, nem houve recomendação de consulta ao VAR por uma possível expulsão.

Com um jogo a menos, já que o clássico do primeiro turno, em São Paulo, foi suspenso, Brasil e Argentina continuam bem à frente das concorrentes. A equipe de Tite foi a 35 pontos, contra 29 da rival, segunda colocada e que confirmou participação na Copa por ter aberto 12 pontos de frente para Peru, quarto colocado, e Colômbia, quinta, que farão confronto direto na próxima rodada. O Chile, sexto, tem 16 e já não pode alcançar Lionel Messi e companhia.

Embalado, o Equador se consolidou como terceiro colocado, agora com 23 pontos, ao derrotar os chilenos por 2 a 0 em pleno estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago. Estupiñán e Moisés Caicedo balançaram a rede.

O Peru, por sua vez, chegou ao quinto lugar, que leva à repescagem, depois de ter vencido a Venezuela por 2 a 1 em Caracas, com Cueva e Lapadula, enquanto Machis marcou para o time anfitrião. A ‘Blanquirroja’ foi a 17 pontos, enquanto a ‘Vinotinto’ tem sete e ocupa a lanterna.

Já o Uruguai sofreu a terceira derrota seguida, desta vez para a Bolívia por 3 a 0 em La Paz, e caiu para a sétima colocação, com 16 pontos, um a mais que ‘La Verde’, que subiu para oitavo.

A quarta posição, a última a garantir vaga direta no Mundial, é da Colômbia, que chegou a 17 pontos ao empatar com o Paraguai em 0 a 0 em Barranquilla. A seleção visitante desceu para nono, com 13. EFE