Uruguai libera finais de Libertadores e Sul-Americana com 100% de ocupação

Montevidéu, 16 nov (EFE).- As finais da Taça Libertadores masculina e feminina e da Copa Sul-Americana para homens, que serão disputadas nos próximos dois fins de semana, no Estádio Centenário, em Montevidéu, poderão ter 100% de arquibancadas ocupadas, segundo anunciou nesta terça-feira o secretário da Presidência do Uruguai, Álvaro Delgado.

A medida foi tornada pública em entrevista coletiva concedida por autoridades do Executivo do país sul-americano, da federação de futebol local e pela secretária-geral da Conmebol, Monserrat Jiménez.

“Os jogos das finais deverão ser com 100% da capacidade, com espectadores vacinados. É um passo enorme em direção ao processo da nova normalidade, que mencionou o presidente”, disse Delgado, em referência ao chefe de governo uruguaio, Luis Lacalle Pou.

O secretário da Presidencia garantiu que o país irã viver um “momento histórico, sem precedentes”, com a realização de três decisões de torneios continentais de futebol em um período de sete dias.

“Na primeira reunião (pela realização dos jogos), nunca pensamos que isso poderia acontecer. Realizamos outros eventos esportivos desde então, mas essa será a cereja no bolo. Um evento único, que nos abrirá as portas do mundo”, afirmou Sebastián Bauzá, secretário de Esportes do Uruguai.

Neste sábado, a primeira das decisões envolverá Athletico Paranaense e Bragantino, na disputa da Sul-Americana, em jogo marcado para acontecer no Estádio Centenário.

No dia seguinte, no estádio Gran Parque Central, acontecerá a final da Libertadores feminina, que já tem garantida a presença do Independiente Santa Fé, algoz da Ferroviária, e pode ter o Corinthians, que encarará o Nacional, do Uruguai.

No dia 27, será a vez de Palmeiras e Flamengo duelarem pelo título da Libertadores masculina, em partida que também acontecerá no Centenário.

A expectativa no Uruguai é pela chegada de cerca de 60 mil estrangeiros, a maioria brasileiros. Para entrada no Uruguai, além de comprovar o esquema de vacinação completo, será necessário apresentar um teste PCR com resultado negativo, feito 72 horas antes do desembarque. EFE