Após 15 anos, Óscar Tabárez é demitido da seleção uruguaia

Montevidéu, 19 nov (EFE).- O técnico da seleção do Uruguai, Oscar Tabárez, foi demitido nesta sexta-feira, três dias depois da derrota para a Bolívia por 3 a 0 em La Paz, que derrubou a Celeste para a sexta posição das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, fora da zona de classificação.

“O Comitê Executivo da Associação Uruguaia de Futebol tomou esta difícil decisão em vista das circunstâncias atuais, comprometido com o futuro próximo e com a obtenção dos resultados que todos nós esperamos”, anunciou a AUF em comunicado.

Na nota, a federação uruguaia enalteceu o trabalho do ‘Maestro’ à frente da seleção. Tabárez, de 74 anos, estava no cargo desde 2006 e no período levou a Celeste a três Copas do Mundo, com classificação para o mata-mata em todas elas – a bicampeã mundial foi quarta colocada em 2010, caiu nas oitavas de final em 2014 e nas quartas em 2018. Além disso, conduziu o Uruguai ao título da Copa América de 2011, na Argentina.

“Expressamos nosso respeito e reconhecimento pelo profissionalismo e dedicação durante o longo processo de trabalho e o imensurável legado que esta etapa frutífera deixa na história da equipe nacional”, encerra o texto.

Tabárez assumiu a seleção uruguaia pela primeira vez em 1988 e deixou o cargo após o final da Copa do Mundo de 1990, na Itália. O retorno aconteceu em 8 de março de 2006, meses depois da derrota para a Austrália na repescagem para o Mundial desse ano. EFE