Copa do Mundo: Japão vence a Espanha e termina 'grupo da morte' em 1º

Após desbancar a Alemanha, nipônicos repetem a dose contra a Espanha e enfrentarão a Croácia nas oitavas de final

Um primeiro tempo de domínio completo do seu adversário, uma ida para o vestiário em desvantagem no marcador, um bate-papo transformador durante o intervalo e uma segunda etapa eletrizante, com direto a vitória sobre uma das maiores potências do futebol mundial.

O roteiro da histórica vitória sobre a Alemanha, na estreia japonesa na Copa do Mundo FIFA do Qatar-2022, repetiu-se integralmente na última rodada do Grupo E. Até o placar do triunfo sobre a Espanha foi o mesmo: 2 a 1.

Graças às duas vitórias sobre seleções que já conquistaram títulos mundiais, o Japão conseguiu ser o primeiro colocado justamente daquele que era considerado o grupo mais difícil da competição.

Com isso, os nipônicos enfrentarão a Croácia nas oitavas de final. E, caso o Brasil também seja o líder da sua chave, poderão entrar no caminho do time pentacampeão mundial já nas quartas.

A Espanha, por outro lado, chegou a flertar com o risco da eliminação (enquanto a Costa Rica vencia a Alemanha). Mas, graças à virada dos germânicos, conseguiu avançar e jogará contra Marrocos na terça-feira.

Momento chave

A virada japonesa deu um trabalho danado para os árbitros de vídeo. Aos 8 minutos do segundo tempo, a bola cruzou toda a área espanhola até chegar a Kaoura Mitoma, em cima da linha de fundo, mas só com uma pequena parte da bola dentro da área de jogo, que se esticou todo para bater para o meio e dar a Ao Tanaka o trabalho apenas de empurrar para dentro das redes.

Número

Todos os quatro gols do Japão na Copa do Mundo foram marcados depois do intervalo. Se considerados apenas os placares dos primeiros tempos dos seus jogos no Qatar, os nipônicos teriam sido eliminados na fase de grupos e voltariam para casa com só um ponto conquistado.