Rubens Minelli, ex-treinador de grandes clubes do futebol brasileiro, como Palmeiras, Internacional, São Paulo e Grêmio, morreu nesta quinta-feira (23), aos 94 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi revelada.
O que você precisa saber:
- Rubens Minelli morreu nesta quinta-feira (23), aos 94 anos, em São Paulo.
- O treinador foi campeão brasileiro em 1969, com o Palmeiras, e depois faturou três títulos seguidos no Internacional, na década de 1970.
- Também foi campeão da Copa do Brasil em 1989, com o Grêmio.
Minelli foi um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro. Ao longo da carreira, conquistou 15 títulos, sendo 11 estaduais e 4 nacionais.
O treinador nasceu na capital paulista em 1928 e iniciou a carreira de jogador no Ypiranga, de São Paulo. No entanto, aos 27 anos, foi obrigado a encerrar a carreira devido a uma lesão no joelho.
Em 1963, Minelli iniciou a carreira de técnico no América Mineiro. Depois, passou por Botafogo-SP, Sport e Guarani, antes de assumir o Palmeiras em 1969.
Com o Palmeiras, Minelli conquistou o primeiro título brasileiro da história do clube, em 1969. A competição, na época, se chamava Taça de Prata/Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
Em 1975, Minelli foi contratado pelo Internacional. No Colorado, o treinador comandou um time histórico, com nomes como Manga, Figueroa, Paulo César Carpegiani, Falcão e Valdomiro.
Com o Internacional, Minelli conquistou três títulos brasileiros consecutivos, em 1975, 1976 e 1977.
Em 1977, Minelli foi contratado pelo São Paulo. No Tricolor, o treinador conquistou o primeiro título brasileiro do clube.
Depois do São Paulo, Minelli foi para a Arábia Saudita comandar o Al-Hillal, onde conquistou o Campeonato Saudita em 1980.
De volta ao Brasil, Minelli comandou Atlético Mineiro, Corinthians e Grêmio. No Tricolor Gaúcho, o treinador conquistou a primeira edição da Copa do Brasil, em 1989.
Minelli encerrou a carreira de técnico em 1998, no Paraná