<strong>Secretaria de Cidadania e Vasco da Gama promovem primeiro jogo da seleção de imigrantes refugiados no ano</strong>

A Secretaria Especial de Cidadania, em parceria com o Vasco da Gama e a ONG PDMIG - África no Coração, vai promover neste domingo (20/02), às 15h, no estádio de São Januário, amistoso entre uma seleção de imigrantes refugiados e uma seleção de brasileiros

A Secretaria Especial de Cidadania, em parceria com o Vasco da Gama e a ONG PDMIG – África no Coração, vai promover neste domingo (20/02), às 15h, no estádio de São Januário, amistoso entre uma seleção de imigrantes refugiados e uma seleção de brasileiros. Durante o evento, o Vasco da Gama prestará um tributo em homenagem a Moïse Kabagambe, congolês morto no fim de janeiro, no Rio de Janeiro.

Moïse tinha 24 anos, estava no Brasil desde 2014, vivia de trabalhos aleatórios, sem nenhum direito - Emilly Firmino / São Paulo
Moïse tinha 24 anos, estava no Brasil desde 2014, vivia de trabalhos aleatórios, sem nenhum direito – Emilly Firmino / São Paulo

“Esse jogo de futebol é importante como mais um passo para a promoção da igualdade e o combate à xenofobia por meio do esporte mais popular do mundo. Quando um clube do tamanho do Vasco abre as portas para celebrar a imigração, estamos caminhando a passos largos pela integração”, afirma Matheus Tavares, coordenador de Direitos Humanos da Secid.

O amistoso busca dar visibilidade à Copa dos Refugiados e Imigrantes, que terá início no dia 4 de agosto. Este evento tem chancela das agências da ONU e reúne refugiados e imigrantes, incentivando seu protagonismo em oficinas e torneios de futebol. Os participantes representam inicialmente seus países de origem e posteriormente o Estado e/ou país de acolhimento.

 “Vasco da Gama, clube fundado por imigrantes no final do século XIX, tem sua mais que centenária história marcada pelas lutas contra o preconceito, o racismo e pela inclusão social através do esporte. O Vasco rompeu as barreiras de classe e de cor impostas pelas elites da época, primeiro no remo e depois no futebol. Por isso nosso orgulho de receber em nossa casa os imigrantes e refugiados, pois essa também é a casa deles”, afirmou o 1o Vice-presidente Geral, Carlos Roberto Osorio.

A parceria com a SECID e a Prefeitura do Rio também vai trazer o programa Cidadania Itinerante, que fornecerá aos moradores da Barreira do Vasco serviços básicos como emissão de documentos, Procon Carioca, serviços das Secretarias de Saúde e Trabalho, negociação de dívidas e atendimento ao consumidor da Light. Esta ação ocorrerá em uma data a ser definida com o clube.

“Somos gratos por mais essa parceria com a Prefeitura do Rio. Nosso estádio está enraizado em uma área popular da cidade e o Vasco sempre está aberto para prestar serviços à comunidade”, declarou o VP de História e Responsabilidade Social, Horácio Júnior.