Início do I Festival de Vela promove Búzios no cenário nacional da modalidade

Evento terá edição anual para fomentar a vela na região que possui uma das raias mais famosas do esporte

Redacao
Por Redacao
5 Min Read

Começou neste sábado (05) o I Festival de Vela em Armação dos Búzios (RJ). Com 12 classes, 68 embarcações e mais de 100 velejadores presentes, o primeiro dos dois dias de regatas agitou a Praia de Manguinhos e o Búzios Vela Clube. A competição é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a Prefeitura e a Secretaria de Turismo e Esporte de Armação dos Búzios, que estudam realizar anualmente a prova, com o objetivo de fomentar a vela na cidade e promover o local como referência para a realização de eventos náuticos.

Para isso, Búzios já conta com sua famosa raia, apreciada pelos atletas por encontrarem ótimas condições de ventos e mar para velejar. No currículo, a cidade também já foi cogitada para sediar a vela nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, além de receber importantes campeonatos, como o Mundial de Prancha Olímpica e o Mundial de Laser 4.7.

A grande variedade de praias e o número considerável de praticantes do esporte também credenciam Armação dos Búzios a voltar aos holofotes da vela nacional e receber mais campeonatos no futuro. A forte adesão de inscritos no Festival é vista pela organização como um indício desse potencial.

“Há 20 anos eu tenho uma escola de Windsurf aqui, já tive um projeto social na região, apoiei muitos meninos daqui de Búzios. O potencial da cidade é incrível. É uma das melhores raias do mundo, sem dúvidas. Aqui tem vento fraco, vento forte, ondas grandes, ondas pequenas… então o atleta que começa a velejar aqui e é cria daqui, pode explorar e se adaptar a condições do mundo todo”, afirma Ricardo Winicki, o Bimba, atleta olímpico e multicampeão no Windsurf que participa do Festival na classe Wingfoil.

Em 2022, a CBVela já realizou em parceria com prefeituras e secretarias de esporte e turismo locais, festivais de vela de diferentes classes em Araruama (RJ), Arraial do Cabo (RJ) e Caraguatatuba (SP). O objetivo da entidade é fomentar a prática da vela fora dos grandes centros tradicionais.

Com o I Festival de Vela em Búzios, a ideia é a mesma: tornar o local referência para velejar, estimular o esporte entre os jovens da região e encontrar novos talentos brasileiros, que podem desenvolver uma carreira profissional na modalidade.

“A ideia é tornar esse evento anual, trazendo de volta a Búzios os eventos oficiais com a organização da Confederação. É um lugar maravilhoso para a prática da vela e a realização de campeonatos. No primeiro dia do Festival, já tivemos um saldo altamente positivo, com muitos atletas e barcos na água. A iniciativa de tirar eventos dos grandes centros e trazer para diferentes públicos tem sido muito positiva para a vela brasileira”, afirma Samuel Gonçalves, gerente nacional da Academia Brasileira de Vela.

“É muito bacana ver esse movimento náutico aqui na cidade, já tivemos muitos campeonatos de alto nível e grandes atletas formados em Búzios, como é o caso do Bimba. Com esse incentivo podemos ter novos talentos surgindo por aqui”, observa Alcino Vazquez Moreira, árbitro internacional de vela que faz parte da Comissão de Regata do campeonato.

Na disputa do Festival, o segundo dia de regatas definirá a partir das 11h deste domingo (06) os vencedores nas classes Wingfoil, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Hobie Cat Wave, Dingue, ILCA, Daysailer, Optimist, Flash 165, Batera Búzios, Windsurf Open (equipamento liberado) e Bico de proa.

Confira a programação de domingo do I Festival de Vela em Armação dos Búzios:

06/11 – Domingo

Regatas de todas as classes – 11h

Premiação – logo após o término das regatas do dia

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos

Assuntos:
Compartilhe esta notícia