Mais de 300 atletas disputam Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro

Evento de vela jovem foi realizado em três semanas no Iate Clube do Rio de Janeiro - ICRJ

A 35ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro terminou neste domingo (11) no ICRJ com mais de 300 velejadores de várias classes, principalmente das categorias de base da modalidade.

Hello Bet
Hello Bet

A competição organizada pelo Iate Clube do Rio Janeiro, um dos principais locais de regatas do país, foi realizada em três semanas. Participaram atletas de sete estados da federação: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além de jovens velejadores da Argentina e do Peru.

Foram para as provas na Baía de Guanabara 267 barcos nas classes Optimist, ILCA, 420 e 29er, além de tradicionais como 49er, Finn, Snipe e Dingue. ”Esperamos conseguir superar esse número de participantes na próxima edição, pois o evento vem em uma crescente nos últimos anos”, disse Ricardo Kadu Baggio, diretor do ICRJ.

A diretoria da CBVela avaliou de maneira positiva a Semana de Vela do Rio de Janeiro, principalmente o espaço dado à vela jovem. A Confederação Brasileira de Vela atende atletas da nova geração da modalidade visando os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Los Angeles 2028 e Brisbane 2032. 

Todos os treinos e competições envolvendo a Vela Jovem foram supervisionados pelos treinadores da CBVela. A entidade tem o Núcleo de Alto Rendimento, uma parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania para apoiar a preparação de todas as equipes brasileiras da modalidade em suas categorias de base, presidente da CBVela.

A sede oficial do projeto é a Marina da Glória, palco das regatas da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela. ”O ICRJ é um local especial para a prática da vela e fomenta nosso esporte. Vamos fazer mais eventos em conjunto com o clube até o final de 2022 e ao longo de 2023”, contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

Um dos campeonatos previstos para 2022 no ICRJ é a Copa Brasil, uma regata similar à SSL Gold Cup onde os melhores velejadores de cada classe vão escolher sua tripulação e disputar match races a bordo de veleiros J24 rigorosamente iguais.