O que esperar do eSports em 2022

Hoje em dia, o ciber desporto está a desenvolver-se activamente. A maior parte do ano 2021 foi passado em casa, jogando exclusivamente em torneios regionais.

Hoje em dia, o ciber desporto está a desenvolver-se activamente. A maior parte do ano 2021 foi passado em casa, jogando exclusivamente em torneios regionais. E embora a pandemia não tenha a intenção de abrandar, os organizadores estão bastante optimistas antes do início do próximo ciclo anual. Que campeonatos e mudanças no mercado de Vulkan Bet eSports devemos esperar no próximo ano?

O que haverá de novo no eSports até 2022

Até 2022, o mercado de eSports crescerá 80%. Esta é a previsão feita por analistas da Newzoo, no seu Global Esports Market Report. O crescimento do interesse nos desportos electrónicos e nas apostas em e-sports está a ser impulsionado por uma variedade de factores que incluem a velocidade e o custo da Internet, bem como os avanços tecnológicos e o interesse do público pelos jogos.

De acordo com Goldman Sachs, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo, o mercado dos desportos electrónicos irá crescer dos actuais $1,1 mil milhões para quase $3 mil milhões em 2022 e os analistas prevêem que o mercado dos desportos electrónicos irá crescer em $400-500 milhões por ano.

Ao mesmo tempo, o rácio de receitas provenientes de diferentes fontes irá mudar. Se em 2017 os participantes no mercado receberem o máximo de patrocínios, em 2022 o primeiro lugar será ocupado pelos direitos dos media. 

Os analistas também acreditam que os prémios dos torneios eSports continuarão a crescer ao mesmo ritmo e em três anos aumentarão cerca de 2,5 vezes – dos actuais $256 milhões para $413 milhões. A dinâmica de crescimento da audiência também se manterá. Até 2022, espera-se que 276 milhões de pessoas sigam os torneios de eSports.

Onde os torneios eSports serão realizados em 2022 

Em 2022 a Liga do Campeonato Mundial de Lendas terá lugar em quatro cidades da América do Norte. Isto foi oficialmente confirmado pelo comissário da LCS Chris Greeley numa entrevista com o jornalista Travis Gafford. A última vez que esta região acolheu um evento deste nível foi em 2016.

A final do LCS Summer 2021 deveria também ter lugar na arena do Prudential Center, em Nova Jersey. Contudo, os organizadores cancelaram-na devido a complicações da COVID-19, semelhantes às do Campeonato Mundial de 2021. Em 2023, a final da temporada está agendada para ser realizada no Centro Prudencial.

Que desafios esperam o mercado

Os analistas nomearam as principais ameaças para o mercado. Em primeiro lugar, surgem problemas na criação de jogos, probabilidades de esports e em equipas de eSports. Os analistas observam que o mercado é dominado por vários jogos

  • Aposta da equipa CSGO;
  • Fortnite;
  • Liga de Lendas;
  • World of Warcraft. 

Isto impede os criadores mais pequenos de mostrarem os seus projectos. Os especialistas também se preocupam que os patrocinadores muitas vezes supervalorizam as equipas ciber-desportivas. O Sports Business Daily informa que os patrocinadores já estão a investir mais de 300 milhões de dólares em equipas com receitas de cerca de 25 milhões de dólares.

Isto deve-se à falta de uma análise eficaz – o que facilita a manipulação dos números por parte de qualquer jogador. Ainda não existem ferramentas que forneçam informações sobre o desempenho do jogador e da equipa, receitas ou potenciais oportunidades, mas a indústria está a tentar resolver este problema