Biia Haddad Maia enfrenta canandense por vaga na final do WTA de Monterrey

Beatriz Haddad Maia em Monterrey (Foto: Divulgação / Abierto GNP Seguros)
Beatriz Haddad Maia está na semifinal do WTA de Monterrey. Na madrugada deste sábado ela derrotou a checa Marie Bouzkova (81a)de virada, por 4/6 6/4 7/6(7), salvando três match points para encarar nesta noite a cabeça-de-chave 2 e vice-campeã do US Open, a canadense Leylah Fernandez. Esta é a terceira vez na carreira que Bia alcança a semifinal de um torneio da WTA, sendo vice-campeã em Seul (2017) e semifinalista em Bogotá (2019).
Tenista número um do Brasil e 69a na WTA, Bia comentou a partida de ontem, em que além de salvar match points, saiu de break abaixo no 2o set e teve que lutar durante 3h22min para vencer a checa. “Foi um jogo duro. A Bouzkova é uma jogadora constante e fez um belo jogo. Até o final do segundo set eu não joguei o meu melhor tênis mas competi muito bem. Estou buscando cada vez mais enfrentar o meu conservadorismo, especialmente nos momentos importantes do jogo. E é isso que busco para a minha próxima rodada e para tudo que fizer na minha carreira.”
Esta será a primeira vez que Bia e Fernandez, 19a. se enfrentam no circuito profissional. “Estou feliz com a minha luta no último jogo. Foi intenso fisicamente, e mais importante é que me sinto  saudável. Esse sempre vai ser meu objetivo número um.”
BEATRIZ HADDAD MAIA –
Nascida em 30/05/1996, em São Paulo.
Começou a jogar tênis aos 5 anos de idade na escola. Como juvenil chegou a ser a 15ª colocada no ranking mundial.
Na categoria foi vice-campeã de duplas de Roland Garros em 2012 e 2013.
Como profissional disputou a primeira final na WTA em 2017, sendo vice-campeã em Seul, no seu melhor ano como tenista profissional, alcançando a posição de 58 no ranking e terminando a temporada como 65ª. Disputou o seu primeiro torneio profissional em 2013, no WTA de Florianópolis.
No ano passado foi a tenista que mais jogos disputou entre o circuito masculino e feminino, ficando com um recorde de 76 vitórias em 101 jogos disputados. Começou 2021 na posição de número 359 e terminou na de 80. O ano foi marcado também pela vitória diante da número 3 do mundo, Karolina Pliskova. Outras grandes vitórias na carreira foram sobre Garbine Muguruza (Wimbledon 2018) e Sloane Stephens (Acapulco 2019 – 4ª do mundo na época).
Nas duplas foi campeã do WTA de Bogotá duas vezes, em 2015 e 2017, e nesta temporada começou com o título do WTA 500 de Sydney e o vice-campeonato do Australian Open, se tornando apenas a 3a. brasileira da história a alcançar a final de um Grand Slam.
Atual 69a colocada do ranking mundial de simples, Beatriz Haddad Maia está com o agenciamento da Linkinfirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres, e com os patrocínios da Anga Asset Management, eQilibri, SMZTO, Joma, RTB e Wilson.