Velódromo do Parque Olímpico da Barra passa a receber todas as atividades da Arena Carioca 3

A Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra, finaliza nesta sexta-feira (5/8) todas as atividades oferecidas de forma gratuita à população

A Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra, finaliza nesta sexta-feira (5/8) todas as atividades oferecidas de forma gratuita à população. A partir da próxima terça-feira (9/8), o Velódromo passa a abrigar todas as atividades esportivas, além de um museu olímpico que vai contar a história dos Jogos Olímpicos, em especial dos Jogos Rio 2016.

Assinado em junho deste ano pela Prefeitura do Rio e o Ministério da Cidadania, o termo de retomada da gestão do Velódromo faz parte dos planos de legado do Parque Olímpico. As mais de duas mil pessoas que praticam algum tipo de exercício na Arena Carioca 3 vão continuar sendo atendidas no Velódromo em atividades como musculação, jiu-jitsu, skate, ginástica, handebol, muay thai, tecido acrobático, funcional, ritmos, dança de salão, dança mix, funcional kids, ballet, capoeira, dança criativa, atividades circenses, badminton, vôlei, corrida e caminhada, futsal, tênis de mesa, caratê, halterofilismo paralímpico, além de atendimento de fisioterapia e realização de eventos esportivos.

Para o secretário de Esportes, Francisco Bandeira, a mudança não afetará em nada a qualidade dos serviços oferecidos.

– A população pode ficar tranquila que todas as atividades da Arena Carioca 3 vão passar para o Velódromo sem mudança alguma. Todos os serviços seguirão sendo prestados com excelência. Como dito anteriormente, este é um passo importante na retomada do legado olímpico, que sempre foi um compromisso da gestão do prefeito Eduardo Paes.

Com o fim das atividades esportivas, a Arena Carioca 3 se tornará um Ginásio Experimental Olímpico (GEO), iniciativa criada desde o anúncio de que a cidade seria sede dos Jogos Olímpicos e seguirá sendo administrada pela Prefeitura do Rio. O GEO terá capacidade para receber 850 alunos em horário integral, com 24 salas de aulas, laboratórios de ciências e mídias e duas salas multiuso.

Oito modalidades serão oferecidas na escola: judô, lutas, tênis de mesa, futsal, basquete, handebol, voleibol e tiro com arco. Atualmente, o Rio conta com dez escolas voltadas para o esporte. Quatro no primeiro segmento do Ensino Fundamental: Benfica, Guaratiba, Senador Camará e Santa Cruz. E outras seis no segundo segmento: Santa Teresa, Caju, Realengo, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Ilha do Governador