Emerson Fittipaldi será candidato ao Senado Italiano

Emerson Fittipaldi, um dos pilotos mais vitoriosos da história do automobilismo mundial, brasileiro por nascimento e italiano por direito de sangue, vai se candidatar ao Senado nas eleições parlamentares de setembro para a renovação do Parlamento Italiano

Emerson Fittipaldi, um dos pilotos mais vitoriosos da história do automobilismo mundial, brasileiro por nascimento e italiano por direito de sangue, vai se candidatar ao Senado nas eleições parlamentares de setembro para a renovação do Parlamento Italiano. Fittipaldi vai concorrer sob a bandeira de Fratelli d’Italia, partido de Giorgia Meloni e apoiará o candidato à reeleição na Câmara, Luis Roberto Lorenzato (Lega).

Entre as propostas de Fittipaldi está a de defender o Direito de Sangue da Cidadania Italiana IUS SANGUINIS tão ameaçado, incluindo na Constituição Italiana. Promover o esporte integrando aos ítalos descendentes do Brasil e América do Sul com as políticas e projetos de desenvolvimento da atividade através dos fundos de apoio ao atleta e desporte tanto da Itália como da União Europeia.

Seu terceiro desejo é a imediata admissibilidade de atletas oriundi (sem limite de barreiras) nas ligas esportivas e agilizar seu processo de reconhecimento da cidadania italiana. Também está entre seus objetivos criar e fomentar campeonatos esportivos para italianos no mundo, que serão realizados na Itália.

Fittipaldi também quer lutar pelo reconhecimento automático de diplomas dos ítalo-brasileiros e da América do Sul na Itália, além do acordo de reciprocidade das ordens de categoria funcional como CRM, OAB, CREA etc. E por último, criar a Universidade Italiana Internacional para acolher os oriundi de todo o mundo.

“Estou muito feliz em concorrer ao Senado Italiano por meio das eleições parlamentares de setembro. Já tenho várias propostas desenhadas e todas elas têm como objetivo promover ações ligadas aos brasileiros em terras italianas, tanto ligadas à cultura quanto ao esporte. Espero ter o apoio dos cidadãos ítalo-brasileiros e dos meus queridos amigos da América do Sul”, finaliza Emerson Fittipaldi.

Sobre Emerson Fittipaldi:

O primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Fórmula 1 e em categorias de ponta no automobilismo internacional abriu portas para vários compatriotas. Fittipaldi foi bicampeão da Fórmula 1 em 1972 e 1974, campeão da Fórmula Indy em 1989 e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993. Com isso, ele é o único piloto na história a vencer o mundial de F1 e as 500 Milhas por duas vezes, e um dos quatro a integrar o seleto grupo de pilotos que encerraram suas carreiras sendo campeões da Fórmula Indy e da Fórmula 1