World Surf League anuncia o calendário do Championship Tour 2023

A temporada começa no dia 29 de janeiro em Banzai Pipeline

LOS ANGELES, Califórnia / EUA (Segunda-feira, 19 de setembro de 2022) – A World Surf League (WSL) está divulgando o seu calendário do Championship Tour (CT) 2023. Será o segundo ano com a nova estrutura proposta pela diretoria de circuitos e competições da WSL, com dez etapas e todas com as categorias masculina e feminina, o corte na elite no meio da temporada e o Rip Curl WSL Finals para decidir os títulos mundiais. A etapa brasileira em Saquarema, está marcada para os dias 23 de junho a 1.o de junho na Praia de Itaúna. O CT 2023 também será o principal caminho de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

WSL
WSL

“Estamos orgulhosos com a nova estrutura que desenvolvemos e vimos que foi um grande sucesso ao longo da temporada”, disse Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de circuitos e competições da WSL. “O calendário de 2023 oferece a melhor plataforma possível e continuará impulsionando o melhor surfe do mundo. Foi incrível ver as mulheres voltarem a competir no Taiti depois de 16 anos e em 2023 todas as etapas serão combinadas com as categorias masculina e feminina novamente e com igualdade na premiação para homens e mulheres”.
 
“Após o incrível momento e marcos históricos que atingimos em 2022, seguiremos construindo nossa plataforma global para progredir e elevar o surfe profissional em todo o mundo”, disse Erik Logan, CEO da WSL. “Testamos o novo formato do circuito pela primeira vez esse ano e fortaleceremos ainda mais o esporte por meio do Championship Tour totalmente combinado no próximo ano, que também vai classificar os primeiros 18 surfistas para os Jogos Olímpicos de 2024”.

Imagem: O campeão mundial de 2022 Filipe Toledo (BRA), e o vencedor do Surf Ranch Pro de 2021. Crédito: © WSL / Nolan
Imagem: O campeão mundial de 2022 Filipe Toledo (BRA), e o vencedor do Surf Ranch Pro de 2021. Crédito: © WSL / Nolan

A temporada regular do WSL Championship Tour 2023 terá dez etapas disputadas em sete países, começando em janeiro no Billabong Pro Pipeline no Havaí. Novamente, o corte na elite no meio da temporada irá acontecer em Margaret River, na Austrália. O primeiro evento após esta quinta etapa, marcará o retorno do Surf Ranch, a melhor onda de alto desempenho do mundo construída a 160 Km do oceano, em Lemoore, no interior da Califórnia.
 
Depois do Surf Ranch Pro, vem as duas etapas na América Latina, o Surf City El Salvador Pro apresentado por Corona nos dias 9 a 18 de junho e o Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema de 23 de junho a 1.o de julho na Praia de Itaúna. O caminho prossegue o mesmo de 2022, com as etapas da África do Sul e do Taiti definindo os top-5 e as top-5 do ranking. Esse grupo vai disputar os títulos mundiais da temporada no Rip Curl WSL Finals que, pelo terceiro ano consecutivo, será realizado nas ondas de Lower Trestles, na Califórnia.
 
CALENDÁRIO DO WSL CHAMPIONSHIP TOUR 2023:
 
1.a: Jan 29-10 Fev: Billabong Pro Pipeline em Banzai Pipeline, Havaí
2.a: Fev 12-23: Hurley Pro Sunset Beach em Sunset Beach, Havaí
3.a: Mar 08-16: MEO Rip Curl Portugal Pro em Supertubos, Portugal
4.a: Abr 04-14: Rip Curl Pro Bells Beach em Bells Beach, Austrália
5.a: Abr 20-30: Margaret River Pro em Margaret River, Austrália
——–corte na elite de 36 para 24 homens e 18 para 12 mulheres
6.a: Jun 09-18: Surf City El Salvador Pro apresentado por Corona
7.a: Jun 23-01 Jul: Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema
8.a: Jul 13-22: Corona Open J-Bay em Jeffreys Bay, África do Sul
9.a: Ago 11-20: SHISEIDO Tahiti Pro em Teahupo´o, Polinésia Francesa
——–definição dos top-5 e das top-5 para disputar os títulos mundiais
Set 07-15: Rip Curl WSL Finals em Lower Trestles, Califórnia, EUA

Imagem: A etapa final da temporada do CT de 2023, Teahupo'o também será o local dos Jogos Olímpicos de Paris de 2023. Crédito: © WSL / Poullenot
Imagem: A etapa final da temporada do CT de 2023, Teahupo’o também será o local dos Jogos Olímpicos de Paris de 2023. Crédito: © WSL / Poullenot

Championship Tour 2023 será o principal caminho para os Jogos Olímpicos de Paris 2024
 
O WSL Championship Tour 2023 será o principal caminho no sistema de qualificação olímpica para os melhores surfistas do mundo. O ranking final das dez etapas da temporada regular, começando no Billabong Pro Pipeline e terminando no SHISEIDO Tahiti Pro, vai indicar 18 das 48 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (10 homens e 8 mulheres). Saiba mais sobre a qualificação olímpica em WorldSurfLeague.com.

Com a temporada 2022 do CT encerrada, com Filipe Toledo e Stephanie Gilmore conquistando os títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals em Trestles, as atenções agora se voltam para o Challenger Series, que vai classificar os últimos integrantes para a elite do CT 2023. A próxima etapa é o EDP Vissla Pro Ericeira, nos dias 1 a 9 de outubro em Portugal. Depois, o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil promove a penúltima etapa nos dias 1 a 8 de novembro na Praia de Itaúna.