Cuervo Classic Malibu Longboard Championship vai decidir os títulos mundiais de 2022 na Califórnia

Os títulos mundiais de longboard da World Surf League (WSL), serão mais uma vez decididos na onda mais tradicional da modalidade no mundo, Malibu Beach, no sul da Califórnia, Estados Unidos.

Os títulos mundiais de longboard da World Surf League (WSL), serão mais uma vez decididos na onda mais tradicional da modalidade no mundo, Malibu Beach, no sul da Califórnia, Estados Unidos. O Cuervo Classic Malibu Longboard Championship é a terceira e última etapa do WSL Longboard Tour 2022 e será realizado entre os dias 3 e 13 de outubro. A diferença é que a pontuação deste evento é o dobro das outras duas, com as vitórias valendo 10.000 pontos para os rankings que definirão os campeões mundiais e as vagas para o WSL Longboard Tour de 2023.

“O Cuervo Classic será um evento emocionante, porque é a parada final do World Longboard Tour e muita coisa estará em jogo nas ondas de Malibu”, disse Kirra Seale, gerente sênior do WSL Longboard World Tour. “Malibu será o ápice da emoção na disputa pelos títulos mundiais. Eu mal posso esperar para ver os competidores batalhando por classificações e, principalmente, para coroar nossos campeões mundiais”.

WSL
WSL

HAVAIANOS LIDERAM OS RANKINGS – Os havaianos chegam em Malibu liderando os rankings das duas etapas, disputadas em Sidney na Austrália e em Huntington Beach nos Estados Unidos. A tricampeã mundial Honolua Blomfield pode conseguir um recorde histórico no Cuervo Classic Malibu Longboard Championship, se conquistar um quarto título na Califórnia. A carioca Chloé Calmon é a principal concorrente e busca um feito inédito também, de ser a primeira brasileira campeã mundial de longboard. Ela está em segundo lugar no ranking.

Já na categoria masculina, o brasileiro mais bem colocado é Jefson Silva, em sexto lugar com 3.857 pontos. Está distante da disputa do título, pois o havaiano Kaniela Stewart lidera com 6.942 pontos, contra 6.575 do californiano Taylor Jensen e do australiano Harrison Roach, que dividem o segundo lugar. O bicampeão mundial Phil Rajzman também está longe de conseguir o terceiro título, pois está em 14.o no ranking, com 2.375 pontos.

Na foto: o líder do ranking Kaniela Stewart em um noseride em Malibu. Crédito: @WSL /  Ito
Na foto: o líder do ranking Kaniela Stewart em um noseride em Malibu. Crédito: @WSL / Ito

SOBRE MALIBU – O First Point de Malibu, onde será realizado o evento, há muito tempo é considerado como a onda ideal para a prática do longboard, com suas direitas abrindo longas paredes até a beira do mar. O próprio nome é sinônimo da história e evolução da cultura do surfe na Califórnia, com ondas perfeitas para combinar as manobras tradicionais nos bicos dos pranchões, com abordagens mais atuais e progressivas.

A melhor direção do swell (ondulação) para Malibu é sul, ou sudoeste, geralmente criado por grandes tempestades no Hemisfério Sul. O mês de outubro é o mais indicado para a realização de competições nesta praia do sul da Califórnia. 

“Eu não consigo imaginar um lugar mais adequado para decidir os títulos mundiais de Longboard do que Malibu”, reforça Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de circuitos e competições da WSL. “Estou ansiosa para ver os melhores longboarders do mundo se apresentando em uma das ondas mais icônicas do mundo. Será, certamente, uma grande celebração do nosso esporte”;

Vista panorâmica do local do evento em Malibu, na Califórnia. (Crédito da Foto: @WSL / Ito)
Vista panorâmica do local do evento em Malibu, na Califórnia. (Crédito da Foto: @WSL / Ito)

FORMATO DO EVENTO – O Cuervo Classic Malibu Longboard Championship será disputado por 18 homens e 18 mulheres e a competição terá seis fases. A primeira será formada por seis baterias com três atletas e os dois melhores em cada, avançam direto para as oitavas de final. Os últimos colocados terão uma nova chance na repescagem, que classificará mais quatro competidores para os duelos homem a homem das oitavas de final. A partir daí, os vencedores seguem para as quartas de final, depois semifinais e para a grande final. 

O ranking final do World Surf League Longboard Tour, computará os pontos dos dois melhores resultados de cada atleta, nas três etapas da temporada. Quem ficar em primeiro lugar nos rankings masculino e feminino, serão coroados como campeão e campeã mundial de 2022.  

TRANSMISSÃO AO VIVO – O Cuervo Classic Malibu Longboard Championship será transmitido ao vivo da Califórnia pelo WorldSurfLeague.com, pelo canal da WSL no YouTube e pelo aplicativo da WSL. O evento será realizado com patrocínio da Jose Cuervo, O`Neill, Hydro Flask, Flying Embers, 805, Aviator Nation, Gibson, Turtle Bay e Boxed Water.

Para mais informações, acesse o WorldSurfLeague.com.

RANKINGS DO WSL LONGBOARD TOUR 2022 – 2 etapas:

TOP-5 DA CATEGORIA FEMININA:

1.a: Honolua Blomfield (HAV) – 8.900 pontos
2.a: Chloé Calmon (BRA) – 6.182
3.a: Soleil Errico (EUA) – 5.324
3.a: Rachael Tilly (EUA) – 5.324
5.a: Kelis Kaleopaa (HAV) – 5.000
—–outras sul-americanas no ranking:
14: Maria Fernanda Reyes (PER) – 2.375 pontos
24: Jasmim Avelino (BRA) – 770

TOP-5 DA CATEGORIA MASCULINA:
1.o: Kaniela Stewart (HAV) – 6.942 pontos
2.o: Harrison Roach (AUS) – 6.575
2.o: Taylor Jensen (EUA) – 6.575
4.o: Ben Skinner (ING) – 5.475
5.o: Declan Wyton (AUS) – 5.324
—–sul-americanos no ranking:
6.o: Jefson Silva (BRA) – 3.857 pontos
10: Lucas Garrido Lecca (PER) – 3.150
14: Phil Rajzman (BRA) – 2.375
19: Piccolo Clemente (PER) – 1.575
19: Augusto Olinto (BRA) – 1.575

https://www.instagram.com/reel/CjD4o8YJC6-/