Desafio Tour do Rio abre inscrições para duas provas da temporada

Com quatro edições neste ano, duas delas já confirmadas para acontecer na Mesa do Imperador e em Saquarema, no Rio de Janeiro, o primeiro Desafio será em 19 março com ciclistas profissionais e amadores

Janeiro de 2023 – As inscrições para a temporada 2023 do Desafio Tour do Rio estão abertas. A competição voltada para atletas profissionais e amadores, ranqueada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com percursos longos, médios e curtos terá sua abertura em 19 de março na Mesa do Imperador, na capital fluminense. O Desafio classifica os atletas para o Tour do Rio, maior evento de ciclismo da América Latina, que está de volta ao calendário mundial e que passa a ser realizado pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A, agência que adquiriu os direitos de produção e comercialização da plataforma de eventos da competição. 

“A 213 Sports está muito feliz em ter se aproximado deste evento junto à Maria Luísa Jucá, idealizadora do projeto. É uma grande honra poder trazer de volta ao Brasil o maior evento de ciclismo de estrada da América Latina. Essa abertura das vendas nos deixa muito motivados para a temporada 2023. Nossa expectativa é que todos os amantes do ciclismo possam participar e que possamos entregar a melhor experiência possível a eles”, afirma Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports.  

No total serão quatro provas do Desafio Tour do Rio nessa temporada. Além da Mesa do Imperador, está confirmada também a de Saquarema (RJ), para 22 de outubro. “Em breve teremos novidades com a confirmação de mais duas etapas para completar o calendário e para que os atletas profissionais e amantes do ciclismo possam desfrutar destes eventos. Mas já lançamos a promoção do Double Pass para que os participantes possam se inscrever em mais de uma prova, desde já, para garantir sua vaga”, explica Binder. 

Temporada 2023 do Desafio Tour do Rio promete provas com percursos inéditos, alto nível técnico e paisagens deslumbrantes (Crédito Ivo Gonzalez)
Temporada 2023 do Desafio Tour do Rio promete provas com percursos inéditos, alto nível técnico e paisagens deslumbrantes (Crédito Ivo Gonzalez)

Com percursos desafiadores e inéditos, as provas do Desafio do Tour vão reunir os melhores atletas do país. As provas oferecerão percursos mais clássicos e outros com visual deslumbrante que agradará ciclistas profissionais e amadores. O nível técnico, já conhecido das edições anteriores, a participação do Strava, premiações e outras novidades prometem fazer uma temporada inesquecível. 

Além da CBC, o Desafio Tour do Rio conta com a chancela da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). Todas as quatro provas do calendário são de alto rendimento e possuem maior nível de pontuação (Classe 3) e, assim, classificam equipes brasileiras para a maior competição da Union Cycliste Internationale (UCI) na América Latina, o Tour do Rio, que acontecerá de 23 a 27 de agosto, após um hiato de sete anos. 

Vale ressaltar que o Tour do Rio marca o retorno do Brasil à jornada olímpica e receberá atletas de todo o mundo que buscam classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Nas edições anteriores, o evento reuniu mais de 1.500 atletas da elite do ciclismo mundial, ultrapassando 5.000 quilômetros percorridos e mais de R$ 1 milhão em prêmios distribuídos. O evento conta, ainda, com a consultoria de Maria Luísa Jucá, idealizadora do Tour do Rio e realizadora das edições anteriores. 

As inscrições para as provas da Mesa do Imperador e Saquarema podem ser realizadas somente no site Tour do Rio (acesse aqui). Mais informações também nas redes sociais: Instagram e Facebook tourdorio

Calendário 2023 – Tour do Rio
19 março – Desafio Tour do Rio – Mesa do Imperador
2 abril – Desafio Tour do Rio (Local a definir)
18 junho – Desafio do Rio (Local a definir)
23 a 27 agosto – Tour do Rio
22 outubro – Desafio Tour do Rio – Saquarema